Bem, tenho uma mensagem para dizer: quem quer comprar sim! Vender cosméticos para seus clientes de salão é uma boa ideia, porque ganha CONFIANÇA de clientes, faz com que você gaste mais e até mesmo aumente seu faturamento.

Você não está convencido? Vamos aos fatos:

  • Recomende produtos aos seus clientes para que eles possam manter a aparência em casa e ganhar confiança deles. Você está fazendo um favor (tipo uma consultoria). Isso significa que você se preocupa com eles quando eles não estão no seu quarto e isso mostra que você se importa com as necessidades deles.
  • Toda vez que um cliente compra um produto, há um aumento 30% na probabilidade de que eles retornarão.
  • A venda de produtos de varejo pode aumentar sua renda 15-25%.

Aqui vêm 4 dicas para ajudar você a vender os produtos no salão de beleza

Escolha produtos que você realmente ama

  • Se você quiser que os clientes confiem em você, use os produtos criados. Estes devem ser produtos com os quais você não pode viver, quanto mais você os ama, mais fácil será falar sobre eles.
  • Pesquise os melhores produtos, comece com apenas quatro produtos e concentre-se neles.
  • Deixe-os expostos em sua bancada, mantenha-os limpos, identifique-os e esteja preparado para responder a quaisquer perguntas que seus clientes possam ter.

Comece com uma consultoria

  • Antes de pensar em vender algo para um cliente, certifique-se de entender primeiro as necessidades dele.
  • Faça uma consulta completa (pergunte quais são seus problemas com beleza, dificuldades para manter o visual e entre outros), mas não tente vender nenhum produto ainda. Este é o ponto em que você pode começar a formular seu plano.
  • Defina suas necessidades e tome nota de quais produtos lhes darão a solução que estão procurando.

Você está “educando” eles e não “vendendo”

Se você educar seus clientes durante todo o serviço, eles perguntarão se você tem o produto para vender.

  • Explique por que você está usando cada produto, a que você deve prestar atenção e como você pode fazer isso em casa.
  • Durante o serviço, mencione novamente alguma necessidade que ele disse na consultoria. Isso mostra que você está ouvindo e se importa. Lembre-se da “confiança” de que estamos falando?
  • Pergunte a eles que tipo de produto eles normalmente usam e use algo diferente. Eles já podem gostar do gel que usam – mostram o que uma pomada de modelagem pode fazer.
  • Dê a eles o unguento de modelagem (ou o produto que você escolher) para eles segurar enquanto você demonstra isso. Isso os ajuda a assumir a propriedade mental do produto. É claro que você vai cheirar, ver a embalagem e talvez pegar um pouco na sua mão para sentir a textura.
  • No final do serviço, faça-os notar os resultados dos produtos. Por exemplo: “Seu cabelo não está muito melhor?” Se você ouvir as necessidades deles e usar os produtos certos, eles devem ter todos os motivos para concordar com você.

Fechando a venda

Se você seguiu todos os passos anteriores, esta próxima parte deve ser “mamão com açúcar”. Ao efetuar o pagamento, pergunte-lhes se gostariam de trazer qualquer um dos produtos que usaram hoje:

Gostaria de trazer um pouco de pomada, xampu ou condicionador hoje?

Eles possivelmente dirão que sim, pelo menos para um dos produtos. Mas se isso não acontecer, isso não significa que você falhou. Há um milhão de razões pelas quais você pode não estar pronto para levar o produto hoje. Diga-lhe isto:

“Ok, vou anotar aqui quais produtos você gostou, caso queira comprá-los novamente, assim, não vamos esquecer o que foi!”

Você gostou dessas dicas? Deixe nos comentários se você seguir um deles. Ou faça o teste e me fale sobre o resultado.