Marketing Digital

6 maneiras de agregar valor ao seu conteúdo

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Depois de participar de diversos cursos sobre marketing, observei algo muito interessante que os profissionais de todas as áreas comentavam e enfatizavam: “conteúdo relevante”. Alguns até diziam que conteúdo é “rei”.

E agora, como criar um conteúdo realmente relevante para nossos leitores?

 

Atualmente não basta criarmos conteúdo apenas para termos alguns artigos em nosso blog. O momento em que vivemos está diferente, as pessoas estão mais exigentes, elas têm cada vez menos tempo para perder, ainda mais com conteúdo de baixo valor.

Temos que capturar a atenção do nosso leitor com um conteúdo criativo e próprio. Isso mesmo, produzir artigos exclusivos, ou seja, únicos. Por quê? Porque a cópia de artigos é tachada como duplicação de conteúdo e, como consequência, o Google lhe “punirá” fazendo com que o seu blog não apareça entre os primeiros no seu mecanismo de busca, ou seja, não o ranqueará bem e não agregará valor ao seu blog, não classificando assim seu conteúdo como relevante.

Hoje em dia não devemos escrever um artigo somente pensando no SEO e nas palavras-chave, mas sim focar no usuário. Você deve pensar se o que você está escrevendo realmente tem utilidade para sua audiência e, caso o seu conteúdo for de qualidade, as pessoas irão compartilhar, curtir e fazer com que a sua audiência cresça cada vez mais.

Então como é que vamos realmente adicionar valor ao conteúdo que criamos em meio a tantas empresas e pessoas tentando fazer o mesmo?

Aqui estão 6 dicas para você começar:

1 – Seja o primeiro a cobrir noticias de última hora

Para isso você precisa acompanhar os melhores blogs e sites de notícias sobre o seu nicho de mercado. Isso pode ser feito através da inscrição para recebimento de newsletters ou feed de notícias e também utilizar os Alertas do Google, assim você saberá as últimas notícias do seu mercado antes das outras pessoas.

Desta forma, quando algo relevante acontecer e você achar que isso pode agregar valor ao seu público, você estará com tudo para publicar o mais cedo possível tal informação, ajudando-lhe muito em sua geração de tráfego. Outra mídia muito importante e pouco falada é a própria televisão nela você também terá uma vasta quantidade de noticias que poderá publicar em seu blog.

2 – Incentivar a participação do público

Sempre que possível rompa os padrões de conteúdo e incentive a participação do seu público a fazer algo com você. Um exemplo é fazer algum tipo de brincadeira, ou pedir para eles votarem em algum tópico que você criou, por exemplo:

“Pessoal vou comprar um carro novo e fico em dúvida quanto ao Gol 1.6 da WW ou um Fiesta 1.6 da Ford, o que vocês acham? Alguém poderia me dar uma opinião quanto a esses dois veículos? O mais votado eu irei comprar 

 

Isso o ajudará a mensurar a interação do seu público com você, além de ser uma ótima ferramenta de consulta para que você aprimore o seu blog/site/negócio transformando-o em algo mais interessante, útil e didático para o seu nicho.

3 – Incorporar diferentes formas de conteúdo em seu artigo

Ter um artigo somente com texto é monótono e poderá tornar-se uma chatice para o seu leitor, em vez disso utilize diferentes formas de conteúdo em seu artigo. Por exemplo: ao invés de simplesmente escrever 500 palavras de texto, incorpore vídeos, infográficos, links para documentos externos e imagens.

Assim você oferecerá algo muito mais atrativo para os usuários lerem e compartilharem. Essa “técnica” incentiva o seu público a retornar ao seu blog, fazendo com que tenha uma regularidade de tráfego e também possibilitando a indicação para novos usuários, já que tal conteúdo é disponibilizado de forma atraente e dinâmica, o que agregará valor aos usuários.

4 – Concentre-se em resolver os problemas das pessoas

Tente ajudar as pessoas a resolver os seus problemas cotidianos, isso mostra que você está preocupado com as necessidades do seu público e não apenas gerando valor ao conteúdo que você escreve, mas também para a vida de outras pessoas.

Descubra o que frustra as pessoas em seu setor, ouça o que elas falam e isso ajudará você a criar o seu conteúdo, respondendo às suas perguntas e necessidades em particular.

Você poderá criar uma série de vídeos ou posts para ajudar as pessoas com seus problemas técnicos ou qualquer que seja as dificuldades pelas quais estão passando. Poderá incluir links em seus artigos para fontes externas adicionais procurando repassar informações mais abrangentes, mesmo que isso faça o usuário sair do seu blog através do link.

Lembre-se: Sua intenção é ajudá-los verdadeiramente, criando um relacionamento com os usuários e fazendo com que eles vejam em você alguém disposto e disponível em ajudá-los, o que com certeza aumentará os retornos ao seu blog e o ajudará a criar autoridade no meio em que está inserido.

5 – Conte uma história ao seu público

Uma boa forma de tornar o seu conteúdo mais envolvente é contando uma história. Isso cria um vinculo muito forte com o público, já que eles poderão se identificar com a sua história e suas experiências, além de simpatizar com a forma que você transmite a sua mensagem.

Storytelling é o nome dado a essa técnica de compartilhamento de conhecimento e ela existe em todas as formas de conteúdo, não se restringindo apenas a um meio. Existem diversas formas diferentes de se contar uma história.

Abordaremos o Storytelling em um próximo artigo mais profundamente, até porque essa técnica é tão valiosa que somente um tópico em um artigo chega a ser uma afronta.

Se isso te interessa, aí vai uma dica: O Poder do Mito, série de entrevistas com o mitologista Joseph Campbell. Tem em livro ou DVD.

Para não lhe deixar perdido, pense apenas em ser você mesmo, conte suas histórias como se estivesse falando com um amigo, simples assim, não existe nenhuma fórmula mágica.

6- Utilize ferramentas para descobrir tópicos populares

Existem ferramentas que podem lhe ajudar a descobrir o que as pessoas estão buscando e quais os termos que elas digitam na busca do Google. Uma delas é a ferramenta de palavras-chave do Google, mas também existem outras que podem lhe ajudar neste processo.

O que essas ferramentas fazem é lhe mostrar o que as pessoas estão buscando dentro do seu nicho de mercado, assim você pode criar conteúdo em torno dos termos que as pessoas estão procurando.

Outra maneira é verificar o que as pessoas estão falando nas redes sociais sobre o seu mercado, algum assunto que está causando polêmica ou que está sendo debatido e tendo grande repercussão. Esses assuntos podem ser uma boa ideia para a criação do seu conteúdo.

No Twitter existe a possibilidade de você saber o que as pessoas estão falando sobre determinado assunto utilizando a “# (hashtag)” antes da palavra a ser buscada. O Facebook também está implementando em seu mecanismo de busca a utilização de hashtags (#) para a pesquisa de determinado assunto, assim será possível verificar o que se está falando sobre determinado assunto e a relevância do mesmo nessa rede social.

Considerações finais

Para que o seu conteúdo seja bem-sucedido você tem que pensar sobre uma nova e envolvente maneira de utilizá-lo. Se você fornecer aos seus leitores algo que é valioso, isso vai incentivar uma maior interação do público com seu artigo e, consequentemente, com você.

O conteúdo é muito mais do que a criação de um pedaço de texto publicado em um blog. Você precisa aplicar estes conhecimentos para se destacar da multidão e ajudar a atrair o público. Essas idéias não precisam ser as mais elaboradas do mundo. Ideias simples podem causar tanto tráfego e engajamento quanto qualquer outra.

Espero que os pontos acima ajudem você a gerar um conteúdo de valor. Obviamente estas não são as únicas maneiras de agregar valor, mas foram as que eu considerei relevantes para lhe expor e, caso você tenha alguma sugestão, por favor, adicione nos comentários abaixo.

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