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8 dicas para crescer como Freelancer no setor de beleza

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Em tempos de crise para as empresas e para a liberação da Internet, muitos profissionais previamente contratados agora precisam – ou preferem – ganhar sua vida como profissional independente. Quem tem a vida de “freelada” sabe que não é fácil.

“Há duas ameaças: quem garante que haverá trabalho para amanhã, ou pior, não atender todas as demandas pode trazer ainda mais insatisfação devido à memória do dinheiro que poderia, mas não caiu na conta corrente do trabalhador. Empreendedor em série Aksel Santos, profissionais independentes devem pensar como startups: eles precisam aumentar seus negócios para aumentar o volume de negócios.

Segundo Aksel Santos, o freelancer deve chegar à conclusão de que ele não pode trabalhar sozinho. Ele deve procurar maneiras de fazer os outros trabalharem para ele. Mas isso não significa contratar uma equipe. Parceiros e equipes contratados para projetos específicos não pesam na folha de pagamento. Como um empreiteiro, você deve montar e desmontar equipamentos para executar projetos temporários. Para Aksel Santos, essa é a maneira mais viável de aumentar sua capacidade de trabalho, com uso racional de tempo e recursos, sem sacrificar o tempo de descanso.

Abaixo, dicas para tornar sua rotina de freelancer mais lucrativa e produtiva:

1. Construir redes de relacionamento

Aqui, a famosa rede tem uma abordagem diferente. Não se refere a clientes (que você já possui), mas a parceiros ou outros freelancers que podem ser terceirizados para um projeto – extremamente necessário para um negócio que deseja aumentar sua escala. Como eles terão participação ativa em projetos, você precisa conhecê-los bem: habilidades, fraquezas e comprometimento com projetos.

2. Comunique e colabore

Antes do trabalho de um freelancer era o de um fotógrafo, designer ou programador de uma empresa. Hoje, o trabalho é se comunicar eficientemente com clientes e subcontratados. O termo Comunicação e Colaboração (C & C) já se tornou um tópico na Internet. O compromisso com esse conceito diz muito sobre a possibilidade de sucesso da empresa, uma vez que um conteúdo mal comunicado dificilmente terá influência em seu destinatário.

3. Desenvolver sistemas de trabalho próprios

Quando você está acostumado com a rotina da função – montar equipes, planejar e executar projetos – comece a projetar seus processos. O modelo operacional não deve ser complexo, mas você deve ser capaz de reconhecer padrões e agrupá-los em processos simples. Preste atenção em tudo que possa gerar atrito. Se um determinado processo de contratação de parceiros ou cobrança de clientes se tornar difícil, será hora de desintegrá-lo e simplificá-lo.

4. Aumentar seus preços

A dinâmica de distribuição do trabalho em equipes não é complexa. O cliente paga o freelancer, que analisa os subcontratantes. Para alcançar o benefício, existem duas possibilidades: cortar custos ou aumentar as receitas. Usar mão de obra barata pode ser arriscado. Aksel Santos diz que experimentou ambos, mas as taxas maiores são melhores por causa das seguintes razões:
– os clientes sabem que o trabalho de qualidade tem custos mais elevados;
– Subcontratados talentosos tornam o trabalho mais fácil e seguro.

5. Seja um ótimo cliente de seus parceiros

Quando o freelancer já atua como um contratante para outros freelancers, ele deve se tornar o cliente que ele gostaria de ter. Isso significa ter tarefas bem definidas, respeitando prazos e condições de trabalho e, claro, pagamento atualizado. Mesmo que seu cliente atrase qualquer pagamento, sua empresa precisa ter o capital necessário para honrar seus compromissos. “O que é que todo freelancer talentoso tem em comum? Eles adoram ser contratados para trabalhos sólidos e farão todo o possível para fazê-lo sem problemas.” Assim como você deve fazer sua parte sem grandes contratempos.

6. Repetir

Crescer e expandir um negócio “freelancer” é um processo contínuo. É necessário manter um recrutamento constante, formar novas alianças e rever os procedimentos. Arranjos interessantes podem não ser vantajosos em um novo projeto e os processos podem ser complicados. O que o empreendedor não pode perder é um esforço para refinar e modificar as condições do negócio.

7. Divulgue

Aproveite a internet para divulgar sua profissão, as redes sociais são um bom canal para divulgar seu trabalho. Aproveite o Facebook e o Instagram para divulgar seus serviços, conquistar mais clientes e aumentar seu faturamento. Caso você não tenha tempo para criar mensagens todos os dias, contrate profissionais que lhe fornecem as posições prontas e o único trabalho que você tem é compartilhar.

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