Wednesday, October 28, 2020
Marketing Digital

A importância de deixar o seu site mais responsivo

239views

Ter um site deixou de ser um diferencial para as empresas, tornando-se uma obrigação para quem deseja se destacar no mercado. 

 

Afinal de contas, com o avanço progressivo da internet, cada vez mais pessoas buscam por informações sobre produtos ou serviços em plataformas online.

 

Em conjunto a isso, percebe-se o aumento no número de usuários de dispositivos móveis (tablets, celulares e smartphones), chegando a ultrapassar os desktops. 

 

Um relatório da GSMA apontou que 5,1 bilhões de pessoas em todo o mundo usam algum tipo de aparelho celular, o que equivale a 67% da população mundial.

 

Portanto, uma grande parcela das pessoas busca por sites diretamente em dispositivos móveis, tornando fundamental a construção de páginas responsivas. 

 

Mais de 70% de todo o tráfego da internet hoje vem de smartphones. Além disso, 51% dos consumidores dizem que usam os dispositivos móveis para descobrir novas marcas e produtos. 

 

Ou seja, a responsividade é imprescindível para empresas que querem atingir esse público conectado aos celulares

 

No artigo de hoje, saiba qual é a importância de deixar seu site mais responsivo e as principais vantagens dessa estratégia. Acompanhe a leitura!

O que é um site responsivo?

Os sites responsivos são projetados para serem adaptados a todo tipo de tela, incluindo de menor resolução, sem deformações. Para isso, a programação identifica qual é a largura de cada aparelho e, desse modo, determina o espaço disponível para a página web.

 

Além disso, os sites responsivos ajustam as dimensões das imagens, assim, é possível ver a foto de um toldo para janela de quarto com boa resolução, proporcional à tela do smartphone ou tablet.

 

Muitas vezes, os sites responsivos são confundidos com plataformas mobile

 

Mas apesar de os dois tipos de páginas oferecerem uma boa navegabilidade em dispositivos móveis, a responsividade é moldada para qualquer tela, enquanto o mobile é especialmente desenvolvido para os celulares.

 

Isso quer dizer que o usuário pode acessar a mesma URL de um site responsivo em qualquer equipamento. 

 

Assim, ao ler um conteúdo sobre valvula de retenção pneumatica, por exemplo, o internauta não terá conflitos em termos de resolução e navegabilidade.

3 vantagens de ter um site responsivo

Mais do que atingir um grande número de pessoas, tornando o conteúdo assertivo e direcionado para os usuários de smartphones, os sites responsivos também oferecem inúmeras vantagens. A seguir, confira algumas delas.

1 – Melhora a experiência do usuário

A experiência do usuário é tudo na internet. Segundo o Google Think Insights, cerca de 61% dos internautas desistem de continuar em sites sem responsividade.

 

Ou seja, quando se faz uma pesquisa sobre forno de lastro com vapor em um celular, as pessoas esperam ver um conteúdo adaptado. Caso contrário, há o risco de abandono, algo que pode influenciar negativamente nas vendas.

2 – Melhor rankeamento nos mecanismos de busca

Os mecanismos de busca, em especial o Google, são vistos como os grandes gigantes da internet. 

 

A maior parte do tráfego é oriundo dessas plataformas e, por esse motivo, é importante aparecer entre os primeiros resultados, para atrair mais visitantes.

 

A boa navegabilidade em dispositivos móveis é uma das técnicas do SEO (Search Engine Optimization), ou otimização para os mecanismos de busca. Além da responsividade, também é necessário:

 

  • Criar conteúdos relevantes;
  • Usar palavras-chave nos materiais;
  • Oferecer informações de qualidade;
  • Ter um bom contato com outros sites.

 

Desse modo, quanto mais visitantes, maior é a taxa de conversão de leads.

3 – Aumentar a velocidade de carregamento

De acordo com o Google PageSpeed Developers, para oferecer uma boa experiência ao usuário, o conteúdo da sua página deve ser carregado em menos de 1 segundo.

 

Caso contrário, o leitor pode simplesmente abandonar o seu site.

 

Essa velocidade é praticamente inviável para um conteúdo sobre capim aruana para cavalos que é produzido apenas para versão desktop, por exemplo.

 

Os sites responsivos permitem uma navegabilidade mais leve e otimizada para tablets e celulares, melhorando a velocidade de carregamento e evitando a dispersão dos usuários.

Conclusão

O avanço das tecnologias da informação e da comunicação (TICs) fez com que muitos consumidores passassem a usar os dispositivos móveis para pesquisar sobre produtos ou serviços, bem como demais assuntos na internet.

 

Por esse motivo, a responsividade tornou-se fundamental para os sites que desejam se destacar no mercado online, visto que ela garante uma boa experiência de navegação, ao mesmo tempo em que adapta conteúdos para telas menores, sem distorções.

 

No futuro, espera-se que todas as plataformas tenham responsividade, visto que a tendência é o aumento no número de celulares e smartphones.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Referências

Leave a Response