Saturday, November 28, 2020
Negócios

A importância de identificar a persona do seu negócio

A importância de identificar a persona do seu negócio
A importância de identificar a persona do seu negócio
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A persona é uma criação importante para as estratégias em Marketing Digital. Todas as ações serão desenvolvidas pensando nesse perfil ideal de cliente, para que tragam resultados.

O maior problema na hora de criar esse perfil está quando as empresas o confundem com público-alvo, principalmente pelo fato de que um dá origem ao outro.

Sabendo diferenciá-los, fica mais fácil captar o que os consumidores desejam e elaborar estratégias de maior alcance e aceitação.

Neste artigo, vamos falar sobre o que é persona, diferença entre ela e público-alvo, e qual a sua importância. Acompanhe a leitura!

O que é persona?

Persona é um perfil semi-ficcional que representa o cliente ideal de uma marca, ou seja, entre as pessoas que compõem o público-alvo, quais realmente têm características para se tornar cliente. Para defini-la, são levadas em conta características como:

  • Hábitos;
  • Interesses;
  • Gênero;
  • Faixa de renda.

Por exemplo, uma impressora gráfica passa a observar o seu público, e a partir disso consegue responder a perguntas como:

  • O cliente é homem ou mulher?
  • Qual a idade dele?
  • Quanto, em média, ganha por mês?
  • O que ele procura?
  • Do que ele gosta?

Quanto mais perguntas específicas essa empresa conseguir responder, mais perto do seu cliente ideal ela estará. Por exemplo, respondendo a essas questões, uma marca conseguiu criar a seguinte persona:

Gabriela, 33 anos, tem seu próprio negócio, ganha, em média, R$ 4.000,00 por mês, é gestante, procura novidades em móveis e roupas infantis.

Diferença entre persona e público-alvo

Essa especificidade não acontece quando falamos do público-alvo, e este é um ponto que merece muita atenção. Muitas empresas confundem esses dois conceitos, mas apesar de serem semelhantes, eles não falam da mesma coisa.

O público-alvo possui vários tipos de persona que poderiam ser interessantes para uma máquina de estampar tecido. Por exemplo, podem ser pessoas que têm uma pequena confecção, pessoas que gostariam de ter, pessoas que têm curiosidade, etc.

Dessa forma, o público-alvo é algo mais abrangente, que pode incluir até mesmo aqueles consumidores que não têm interesse em comprar, mas gostam de saber mais sobre os produtos, estar por dentro das novidades, entre outros aspectos.

A persona foca nos detalhes desse público, por meio de perfis muito mais direcionados. No caso da fábrica mencionada, pode ser pessoas jurídicas que trabalhem com confecções de uniformes, por exemplo.

Essa segmentação de público permite que a empresa conheça as preferências, necessidades e dificuldades, direcionando melhor suas ações em Marketing Digital.

Por que a persona é importante?

Criar uma persona é fundamental para qualquer estratégia. Sem ela, situações ruins e que levam ao desperdício de investimentos em ações erradas podem acontecer.

Por exemplo, ao invés de uma loja de roupas femininas direcionar suas ações para o público feminino, acaba impactando homens e isso não trará resultados. Será um gasto sem frutos, enquanto as clientes ideais estarão comprando de outras marcas.

Agora, se um restaurante de comida para empresas souber definir bem a sua persona, vai investir em ações destinadas às empresas que procuram por esse tipo de serviço para seu estabelecimento.

A fim de evitar essas e outras situações desastrosas para os negócios, a importância de construir o perfil ideal se dá pelo fato de:

  • Definir melhor o conteúdo e tom de voz;
  • Determinar a linguagem que deve ser usada;
  • Definir estilo e periodicidade do e-mail marketing;
  • Maior embasamento para sites e blogs;
  • Mais subsídios para Google Ads, Facebook Ads e links patrocinados.

Além desses fatos, a persona é importante porque, se uma fabricante de câmara fria industrial identificou que seu público são gestores homens de empresas, ela precisa saber como conversar com eles.

Dessa forma, a persona ajuda a descobrir quais são os melhores canais, como a marca deve tratar seus clientes, seu padrão de consumo e qual a melhor solução para eles.

Conclusão

Antes de pensar em qualquer estratégia em Marketing Digital, é importante definir o perfil de cliente ideal. É essa definição que regulará as ações que vão desde conteúdos para o blog até a abordagem de venda.

Sem isso, as estratégias falham, as pessoas que têm perfil para cliente não são impactadas e os resultados não aparecem. E para não perder dinheiro e fazer algo mais assertivo, a construção da persona é fundamental.

Mais do que direcionar as campanhas e ações, ela vai interferir diretamente nos lucros da empresa, aumentando as vendas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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