Wednesday, October 28, 2020
Marketing Digital

A importância de investir em marketing de conteúdo para seu negócio

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Se você tem uma empresa e reconhece a importância do marketing digital para promovê-la, certamente sabe que o marketing de conteúdo é indispensável para colher bons resultados. 

 

Conquistar a atenção do cliente deve ser uma das principais estratégias de qualquer empresa, principalmente levando em consideração que é indispensável marcar presença na internet para ser visto mais facilmente pelo seu público. 

 

Ou seja, é preciso contar com ferramentas que permitam que os usuários encontrem o seu estabelecimento enquanto eles fazem uma pesquisa para achar o serviço de adesivagem de moto, por exemplo. 

 

Existem dois meios principais para se destacar no mundo virtual e conseguir ser encontrado pelos potenciais clientes do seu negócio: anúncios patrocinados e posicionamento orgânico. 

 

Enquanto as estratégias pagas implicam em investimentos financeiros, as técnicas orgânicas não exigem custos diretos, podendo ser aplicadas por qualquer empresa e em qualquer momento.  

 

Um dos elementos mais importantes nesse cenário é o marketing de conteúdo, sendo indispensável dentro do planejamento de publicidade da sua empresa.

 

Então, se você quer saber qual é a importância dele em uma estratégia eficaz, siga na leitura deste artigo e amplie os seus conhecimentos sobre o assunto. 

O que é o marketing de conteúdo?

Quando um cliente quer adquirir um suporte de vara de pesca, provavelmente o primeiro local onde ele vai pesquisar modelos e preços será na internet, em um dos principais mecanismos de busca. 

 

Ali, ele vai encontrar um resultado com diversos endereços da web, sendo que os mais relevantes serão os primeiros. 

 

Mas como essa relevância é medida? Em grande parte, ela se deve ao marketing de conteúdo, ou seja, à qualidade das informações contidas no site.

 

Assim, é possível definir o marketing de conteúdo como uma estratégia focada em produzir materiais, tendo por objetivo:

 

  • Atrair interessados;
  • Convertê-los em leads;
  • Vender para eles;
  • Fidelizar os clientes.

 

Saber como utilizar o marketing de conteúdo em cada uma dessas etapas pode ser a melhor maneira de garantir o sucesso da sua empresa na internet. 

Como utilizar o marketing de conteúdo dentro da sua estratégia

O marketing de conteúdo pode ser aplicado no seu plano de marketing digital com diferentes objetivos. 

 

Entre eles, é possível mencionar a captação de leads, o fortalecimento da marca, o aumento do tráfego no site, o engajamento dos consumidores, para educar o mercado, gerar vendas, reduzir o custo de aquisição de clientes, etc.

 

De fato, ele se torna indispensável para conquistar maior sucesso na atuação da empresa, e deve ser aplicado em todas as fases do funil de vendas, conforme veremos a seguir. 

1. Atraindo interessados

O marketing de conteúdo é utilizado para atrair interessados, principalmente quando eles estão buscando por uma maquina de cafe tres corações profissional, por exemplo, e ainda são apenas visitantes do seu site. 

 

Um material bem desenvolvido sobre o tema da pesquisa elaborada por ele pode ser a melhor forma de fazer com que o visitante se inscreva no seu site para receber novos materiais, percebendo que aquela empresa certamente oferece o que ele está buscando.

2. Convertendo em leads

Se o usuário fez o cadastro na sua página, desejando receber mais conteúdos elaborados pela empresa, é nesta etapa que ele se torna um lead. 

 

Aqui, o envio de e-mail marketing e a postagem de conteúdos no blog podem ser responsáveis por mostrar ao lead que ele pode solucionar uma necessidade com os produtos ou serviços oferecidos pelo seu estabelecimento. 

3. Transformando leads em clientes

Aqui é o chegado o momento da compra. Depois de ser conduzido pelas etapas anteriores do funil de vendas, o lead já está convencido de que o serviço de torção mecanica prestado pela sua empresa será importante para ele. 

 

Isso se deve aos materiais de qualidade que foram elaborados e enviados para os contatos do negócio, como os ebooks ou vídeos, que foram capazes de mostrar para ele que a sua dor poderia ser resolvida com a solução fornecida pelo seu negócio. 

4. Fidelizando consumidores

O marketing de conteúdo não acaba no momento da venda. 

 

Ele deve ser sempre colocado em prática, principalmente para a fidelização do público, garantindo que os clientes estejam sempre informados com os conteúdos gerados pelo seu negócio. 

 

Isso ajuda na construção da confiança e na educação do público, que percebe a autoridade e a relevância do seu negócio no segmento em que ele atua. 

 

Nesse sentido, é possível perceber que o marketing de conteúdo começa na captação, e permanece no encantamento, que vai gerar compradores sempre satisfeitos e torná-los defensores da marca. 

 

Sendo assim, a produção de materiais relevantes fortalece a sua marca e é responsável pela conquista de clientes, melhorando de maneira expressiva os seus resultados e ajudando na conquista do seu espaço no mercado.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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