Saturday, November 28, 2020
Tecnologia

A importância de ter um site responsivo

A importância de ter um site responsivo
A importância de ter um site responsivo
346views

Ter um site responsivo é importante para qualquer negócio. Afinal, as pessoas vêm acessando a internet por meio de diferentes dispositivos. Por isso, elas se conectam aos sites das marcas por meio de desktops, celulares, notebooks, tablets etc.

A responsividade não é algo novo, sendo assim, as empresas precisam estar atentas e adaptar suas plataformas para essa realidade.

Tendo isso em mente, neste texto, vamos falar sobre o que é um site responsivo, por que ele é importante e de que maneira ele pode ajudar no seu negócio.

O que é site responsivo?

Os sites responsivos são projetados para se adaptar a qualquer tamanho de tela, sem distorções ou perda na qualidade.

O design dessas plataformas consegue identificar a largura do dispositivo que a pessoa está usando. Com isso, consegue dimensionar o espaço disponível e aproveita-o melhor.

As imagens também são ajustadas, bem como as fontes e os outros elementos, para que eles fiquem proporcionais.

A plataforma continua usando o mesmo layout, mas se ajusta completamente a qualquer resolução, de acordo com o dispositivo que está sendo utilizado pelo usuário. Faz isso de maneira harmônica para garantir que ele tenha a mesma experiência de leitura.

Diferenças entre site responsivo e mobile

É comum que esses dois tipos sejam confundidos, mas é necessário saber diferenciá-los. Sites responsivos se adaptam a qualquer tipo de tela, isto é, uma estrutura de códigos para resoluções distintas.

Agora, vamos supor que um escritório de arquitetura de estúdio em casa opte por um site mobile. Neste caso, trata-se de uma plataforma feita exclusivamente para ser acessada por meio de determinados tipos de dispositivos móveis.

Importância dos sites responsivos

Atualmente, as pessoas podem acessar a internet a qualquer momento, tanto em casa quanto no trabalho, no trânsito, na rua etc. Por isso, optar uma resolução responsiva traz benefícios como:

  • Melhora a experiência do usuário;
  • Aumenta a velocidade da página;
  • Diminui taxas de rejeição;
  • Aumenta as vendas.

Esse tipo de plataforma também melhora consideravelmente a conversão em leads. Por exemplo, se uma loja de pneu para empilhadeira usa as redes sociais para promover seus conteúdos, o usuário vai visualizá-los em seu smartphone.

Quando ele clicar no anúncio, se a página estiver alinhada e proporcional ao seu dispositivo, as chances de convertê-lo serão muito maiores.

Esse grande acesso às redes sociais por meio de smartphones é cada vez mais frequente, dessa forma, quando o site é responsivo e o usuário tem acesso ao conteúdo dele, as chances de compartilhamento também são grandes.

Outra vantagem é o fato de que esses sites foram criados para diversos tamanhos de tela, e não para diferentes tipos de dispositivo. 

Portanto, independentemente de qual seja o meio de acesso, os conteúdos poderão ser vistos a qualquer momento.

Essa vantagem permite que todas as páginas possam ser acessadas por meio de aparelhos mais modernos. A tecnologia dos dispositivos móveis é algo que evolui constantemente.

Por exemplo, se um restaurante publicou um conteúdo sobre alimentação coletiva, ele poderá ser acessado por meio dos aparelhos que existem hoje e também os que vão existir daqui a 10 anos.

Portanto, não é necessário um investimento contínuo na construção do site para que ele possa sempre servir a qualquer dispositivo.

Como os sites responsivos ajudam os negócios

Ter um site responsivo ajuda os negócios de muitas maneiras, como:

Impulsionar a imagem da empresa

A maneira como uma marca é vista pelas pessoas é muito influenciada pela responsividade. 

É necessário optar por canais de qualidade para impactar um público cada vez mais exigente, e as plataformas responsivas são o que há de melhor em tecnologia e experiência do usuário.

Isso faz do site um canal que capta clientes porque impulsiona a marca, seja ela uma fabricante de capa para violão folk ou uma loja de artigos esportivos.

Além disso, se o usuário conheceu a página em um desktop e deseja mostrá-la para outra pessoa por meio de seu aparelho celular, ele conseguirá sem nenhum problema. E essa ação ajuda a divulgar ainda mais a empresa.

Conclusão

Os sites responsivos são fundamentais para o sucesso das estratégias em Marketing Digital e do próprio negócio. A comunicação hoje em dia é rápida e precisa estar na palma da mão do usuário para ter sucesso.

Por meio dos sites responsivos, os clientes poderão ter contato com os conteúdos e canais de venda de um jeito simples, rápido e que vai agradar os consumidores.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Leave a Response