Marketing Digital

Afinal, o que é um blog e quais são os seus tipos?

41views

Então vou lhe explicar o que é um blog de uma forma bem simples.

Para entender os blogs pense nas notícias e em quem as cria. No século 20 as notícias eram produzidas por profissionais, assim, quando algo acontecia, os repórteres escreviam as matérias e um grupo reduzido decidia o que seria publicado. As notícias profissionais dominavam e eram gerais e limitadas.

No século 21, com a globalização das informações em virtude da internet principalmente, as notícias passaram a ser tanto profissionais como pessoais, não limitando a produção de informação àqueles que possuíam determinado conhecimento.

Assim, surgia um novo tipo de site: o blog, o qual permitiu a todos serem repórteres e editores, criando milhares de novas fontes de informação e gerando um público específico para a versão pessoal das notícias de cada usuário.

É claro que ‘‘notícias’’ aqui tem sentido vago, pois qualquer coisa pode ser noticia não é?

Qualquer pessoa pode começar um blog de forma rápida e simples, basta configurá-lo e começar a escrever seus artigos.

Os usuários de blogs são denominados bloggers ou blogueiros e o conteúdo publicado é chamado de post ou postagem. O assunto das postagens é livre e, basicamente, os blogueiros preenchem um formulário, como o que está abaixo, para publicar uma nova matéria/notícia. Basta clicar no botão postar e a postagem aparece no campo superior da página, logo acima da notícia publicada anteriormente.

 

Os blogs são sites organizados por postagens, ou seja, cronologicamente. Contudo, as postagens podem ser encontradas por categorias, não necessitando o blog se limitar a um determinado assunto.

Com o tempo as postagens são arquivadas para facilitar a consulta e, além disso, cada postagem pode estabelecer uma troca de ideias com os leitores em razão dos seus comentários, tornando a notícia uma via de mão dupla.

 

Os blogs podem ser divididos em diferentes tipos e categorias, ou seja, cada blog é determinado pelo assunto que o blogueiro escreve.

Alguns exemplos de categorias de blogs:

  • Blogs (escrevem sobre como criar um blog e blogar da melhor forma possível);
  • Dinheiro (escrevem sobre como ganhar dinheiro na internet e temas relacionados);
  • Pessoais (escrevem sobre sua vida, geralmente são de uso pessoal como um diário);
  • Noticias (escrevem sobre o que acontece no mundo, com noticias em geral);
  • Humor (escrevem sobre os acontecimentos do dia a dia, mas de uma forma engraçada, geralmente sátiras);
  • Downloads (visa disponibilizar arquivos para download para seus visitantes);
  • Serviços (divulgam serviços de outras empresas visando vender algum produto ou serviço);
  • Religião (escrevem sobre suas crenças e temas relacionados);
  • Tecnologia (escrevem sobre as novidades tecnológicas e seus recursos);
  • Arte (escrevem sobre qualquer tipo ou forma de arte como: pinturas, desenhos em quadrinhos e outras);
  • Mistos (estes escrevem sobre tudo um pouco, tratam de diversos temas).

Mas o que importa não é como os blogs funcionam, mas sim o que as pessoas como você pode fazer com eles. Digamos que você fale sobre esportes radicais e fotografia, o seu blog reflete o seu ponto de vista, o que criará relações com seus leitores e com outros bloggers com interesses semelhantes.

Falando sobre relações, os bloggers geralmente trabalham juntos. Além dos comentários, eles leem e criam postagens, linkam os blogs um dos outros, o que gera comunidades de bloggers que inspiram e motivam uns aos outros, seja pela facilidade de uso ou pelas oportunidades que os blogs possam oferecer, fazendo com que eles sejam muito utilizados.

O mais importante é que os blogs dão às pessoas como você o poder da mídia e criam uma espécie de notícia personalizada que atrai a atenção de um grande número de pessoas interessadas no assunto que você escrever.

Então o que você quer fazer com essa grande oportunidade?

Deve existir um grupo de pessoas que quer ouvir o que você tem a dizer, vamos lá?

Leave a Response