EmpreendedorismoMarketing Digital

Aprenda como impulsionar suas vendas com o modelo AIDA

50views

Tudo o que você precisa saber para conquistar o consumidor e promover seu negócio.

Sabe aquela técnica de vendas que faz sucesso há mais de 1 século e continua tendo o mesmo efeito até hoje? Esse é o caso da AIDA, criada no século XIX por Elmo Lewis e citada no livro “Teoria de vendas” de Strong,por volta de 1920. Esse modelo tem como objetivo mostrar como funciona o comportamento de um cliente até chegar ao ponto de adquirir um produto ou serviço.

Esse método mostra como o vendedor deve guiar o comprador até o ato de comprar, utilizando uma estratégia muito importante que é caracterizada por 4 passos e conhecida também como a fórmula mágica para muitos empreendedores, visto que a sigla tem um significado especial por trás de cada inicial.

AIDA, que quer dizer, A é de atenção, I de interesse, D de desejo e o A de ação, são quatro etapas pelas quais o consumidor deve passar até decidir comprar algo. Por exemplo, para as pessoas notarem seu produto ou serviço, primeiro você deve conseguir chamar a atenção delas, para depois vim o interesse, que se transforma em desejo de ter aquilo e por fim, vem a ação de comprar ou adquirir o serviço.

Saiba mais sobre como conseguir utilizar essa estratégia no seu negócio

Para o cliente chegar a adquirir seu produto é importante que ele se sinta atraído por ele, não é mesmo? Por isso para tudo acontecer, deve-se começar com a letra A de atenção. O ideal é investir em táticas que as pessoas possam se sentir maravilhadas pelos benefícios daquilo que você pode oferecer, ou seja, elas devem se sentir interessadas em conhecer mais sobre isso.

Por essa razão, a importância de uma boa propaganda, pois dessa forma todos os elementos utilizados para chamar a atenção vão fazer a pessoa parar para saber mais, o que vai gerar o interesse, que é o segundo passo. Se o seu serviço ou produto chamou atenção, é porque esse consumidor tem um problema que precisa ser resolvido, certo? Então, para aumentar ainda mais o seu interesse você deve oferecer uma solução!

O terceiro passo refere-se a letra D, de desejo. O que você oferece precisa ser irresistível para o seu cliente, isto é, ele precisa desejar muito ter aquilo, pois aquela coisa mudará a vida dele. Nesta etapa, trabalhe muito com promoções, tendências e vantagens, que farão com que a pessoa precise realmente do que você vende.

Se todas as etapas foram bem sucedidas, a próxima não será um problema. O ‘A’ de ação significa o ato de compra, assinatura ou uma recomendação do seu serviço para outra pessoa. Para facilitar esse processo, você deve oferecer segurança ao seu cliente, seja através de garantias ou por meio de facilitamento na hora do pagamento. A intenção é fazer com que o consumidor execute aquela ação o mais rápido possível.

Se o cliente gostar do seu produto/serviço, é bem provável que ele vai procurá-lo novamente, não é? Foi por isso que Lewis acrescentou mais um estágio neste modelo, que é caracterizado pelo S de satisfação. Portanto, para conseguir a satisfação de um cliente é preciso ser ótimo naquilo que faz ou oferece, fazer a diferença no mercado e ir além do que todos esperam.

Quer saber mais técnicas para alavancar suas vendas, veja:

Aprenda a criar uma persona e eleve a qualidade de seu serviço

 

Você já tinha ouvido falar desse modelo de vendas? O que achou? Deixe sua resposta nos comentários abaixo.

Leave a Response