Marketing Digital

As melhores técnicas para criar artigos altamente eficazes

25views

Gostou do título do artigo?

Escrevi-o de propósito, mas infelizmente não vou falar de técnica alguma. O que irei descrever aqui é totalmente o contrário, porque estou cansado de ler posts em blogs que batem sempre na mesma tecla.

Hoje vivemos uma guerra na internet. Existem milhares de blogueiros brigando por tráfego e visitantes que realmente se engajem com o conteúdo que oferecem em seus blogs. Nesta batalha, cada um utiliza suas melhores estratégias e técnicas para criar um conteúdo “exclusivo” e relevante para seus leitores.

Esta semana andei analisando diversos blogs especializados em temas como marketing digital, marketing de afiliados e temas relacionados à monetização, os quais se utilizam principalmente da arte de blogar e gerar tráfego criando artigos memoráveis e bem escritos para realmente “agregar valor” aos leitores.

Nesta vasta pesquisa por diferentes blogs o que mais vi são artigos do tipo:

  • 7 formas de gerar mais tráfego (garantido); “este garantido chega a me dar medo”
  • 5 técnicas para escrever artigos altamente atraentes;
  • Como aumentar a sua conversão e atrair mais visitantes.

Até aí tudo bem, são temas bastante relevantes, mas a forma de abordagem destes tópicos são as mesmas. Sempre o mesmo papo, artigos que só mencionam técnicas de SEO, ou ainda, sobre técnicas de estruturação do seu artigo.

Enfim, aqueles assuntos que você já está cansando de ler em todo lugar, sendo que a única coisa que muda é que um artigo é um pouco mais aprofundado, explicando com mais detalhes e descrevendo-lhe o conteúdo com mais organização, mas no fundo é sempre o mesmo blá-blá-blá de milhares de outros blogs

Isso me deixa completamente indignado. Querem ser diferentes e dizem que devemos escrever “artigos memoráveis” com conteúdo exclusivo, não copiar conteúdo dos outros porque o Google não gosta de conteúdo duplicado e até mesmo descrevem coisas que me  indignam ainda mais, e não pense que estou falando de novatos do mercado, porque este trecho que vou relatar abaixo é de um blogueiro veterano.

“Este conteúdo que estou lhe fornecendo gratuitamente poderia estar lhe cobrando. Alguns amigos comentaram que  este conteúdo poderia se tornar um curso e que eu poderia estar lhe vendendo, mas essa não é minha intenção, o que quero é dar um conteúdo de valor a você leitor e não escrever apenas mais um artigo. Não sou como alguns “gurus” que só querem lhe vender”. (Aham, senta lá Cláudia)

 

Paaaraaaa tudooooo!!!

Sério que você quer agregar valor ao seu conteúdo e me fazer ficar interessado e engajado com seus artigos e não está utilizando nenhuma técnica persuasiva para daqui a algum tempo me oferecer um ótimo produto que vai resolver todos os meus problemas?

Então comece a escrever algo realmente relevante e interessante, pois o que você, e 80% dos blogs, que falam sobre marketing digital, infoprodutos e ganhar dinheiro na internet fazem é a mesma coisa.

Ensinam a mesma cartilha, utilizam as mesmas táticas e técnicas de persuasão que todo mundo, estão querendo enganar a quem?

Saiba que logo seus leitores verão que o que você escreve em seus artigos “memoráveis” está por toda parte e que você é apenas mais um em meio à multidão.

Não interessa se o seu layout é mais bonito, ou se você sabe mais técnicas do que os outros blogueiros, pois técnicas são apenas técnicas e todo mundo terá acesso a elas uma hora ou outra, e aí sobre o que você irá escrever?

Encontrará uma técnica diferente para criar um artigo e dizer: – Olhem só está técnica ninja para gerar tráfego de forma simples, funciona assim: Escreva títulos FODAS e perca até 50% do seu tempo pensando neles! (to cansado desse papo)

Você já deve ter percebido a minha indignação e deve estar pensando: – E aí? Qual a solução que você oferece?

Ela é simples. Fale sobre algo que você realmente tenha interesse e sinta prazer quando está escrevendo sobre o assunto. Não escreva sobre técnicas e mais técnicas, isso está por toda a parte, existem milhares de informações técnicas e isso não motiva ninguém. As pessoas querem conteúdo original e atrativo, divertido, emocionante, conte alguma história de sua vida, mostre o seu ponto de vista sobre determinados assuntos, fale sua opinião sobre um livro que tenha acabado de ler, por exemplo.

Um blog é uma conversa com o seu leitor, e a maioria não quer saber como se gera tráfego com técnicas de SEO, isso tem por toda a parte. Eles querem um conteúdo diferente e interessante, algo que o ajude a resolver algum problema. Você pode falar como resolveu determinada situação, como fez seu bebê parar de chorar em um dia de muita cólica (bebês recém-nascidos geralmente têm cólicas terríveis). Pessoal, vamos mudar a forma de blogar, vamos colocar mais amor, mais humanidade, em meio a tantos bits de informação técnica e chata, o que as pessoas gostariam de ler e ver?

Não quero ser um extremista. Não estou dizendo que não devemos escrever sobre questões técnicas, porque elas realmente são de grande valia, e se você gosta de escrever sobre isso, vá em frente. O que defendo é que não devemos nos prender a escrever somente sobre técnicas de marketing, vamos criar o nosso diferencial, estamos falando para pessoas e não para máquinas, vamos colocar calor humano em nossa conversa, criar uma verdadeira relação com os leitores, vamos falar de nossa vida pessoal para que eles saibam que existe alguém de carne e osso atrás da tela e que busca melhorar a cada dia.

Não caia na armadilha do “artigo memorável” ou da “melhor técnica”. Faça o seu melhor e ponto final.

Tem uma frase que gosto muito que diz o seguinte: “Antes feito do que perfeito”

Afinal, o que você busca são resultados e de nada adianta um artigo ser bem planejado se não sair do papel e ser postado em seu blog. Sem ação não existe resultado, então se desligue um pouco da parte técnica e se ligue mais no que está aí dentro de você, vamos quebrar as regras e colocar mais emoção em nossos artigos.

Com certeza você tem algo de muito valor para compartilhar, algo que possa ajudar muitas pessoas sem precisar falar sobre alguma “tática ninja” de geração de tráfego.

Eu particularmente gostaria muito mais de ler a sua história, o porquê de você estar buscando este assunto e qual a sua visão sobre o tema do que qualquer outro artigo técnico e gelado.

Leave a Response