Saturday, July 4, 2020
Marketing Digital

As redes sociais nas estratégias de marketing da sua empresa

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As redes sociais vieram com tudo e, atualmente, são parte da vida das pessoas de diferentes maneiras.

Elas surgiram para permitir que os usuários se conectem virtualmente uns com os outros, compartilhando seus interesses, suas rotinas e suas opiniões.

Para as empresas, as redes sociais se transformaram nos principais canais de comunicação e aproximação com seu público-alvo, fortalecendo, assim, o relacionamento.

Dessa forma, tornaram-se indispensáveis, além de parte fundamental das estratégias de marketing digital.

Neste artigo, vamos definir as redes sociais, bem como as mais utilizadas pelas empresas, além disso daremos dicas sobre cada uma delas.

O que são as redes sociais?

As redes sociais são sites e aplicativos que podem ser utilizados para compartilhamento de interesses pessoais, profissionais de relacionamento e entre outros.

Existem muitas plataformas, como Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, etc. Importante lembrar, que todas têm levantado discussões entre os usuários quanto à privacidade e às mudanças comportamentais.

No entanto, essas plataformas também trazem uma nova maneira de se relacionar, abrindo novas portas para as empresas, como fabricantes de filtro de manga industrial, anunciarem seus produtos e serviços.

As redes sociais mais utilizadas

Cada rede social tem um objetivo e uma melhor forma de utilização. Claro, algumas são mais conhecidas e, automaticamente, mais usadas.

Entre as mais famosas, podemos citar: 

  • Facebook;
  • Instagram;
  • LinkedIn;
  • WhatsApp.

1 – Facebook 

O Facebook é considerado a rede social mais popular no mundo. Trata-se de uma rede muito versátil que facilita os negócios, bem como a conexão com pessoas diversas.

É muito difícil não encontrar uma empresa no Facebook. Essa rede social se tornou indispensável para as marcas, uma vez que empresas que não estão lá, podem, também, ser consideradas não confiáveis.

2 – Instagram 

O Instagram foi a primeira rede social totalmente voltada para o acesso mobile. Por meio dela, os usuários compartilham fotos e vídeos, podendo fazer uso de filtros.

Foi adquirida pelo Facebook em 2012, o que trouxe muitas mudanças e mais opções para o compartilhamento de imagens. 

Diferentemente da anterior, essa plataforma é 100% voltado para o compartilhamento de conteúdos visuais.

3 – LinkedIn

Quanto ao LinkedIn, ele foi criado para o entretenimento profissional. Apesar de ser parecido com o Facebook, seu foco são os profissionais que mantêm contato entre eles ou com empresas.

Estas, por sua vez, utilizam o LinkedIn para recrutamento de pessoal, para troca de experiências e para ficar por dentro das diversas atividades corporativas.

4 – WhatsApp

Apesar de não ser uma rede social destinada ao compartilhamento de publicações em um perfil, como Facebook e Instagram, o WhatsApp é a maior rede social de mensagens instantâneas do mundo.

É utilizado por milhões de pessoas e tem sido implementado pelas empresas para melhorar o atendimento e a comunicação.

Como usar cada uma dessas redes?

Antes de fazer um perfil em uma rede social, o ideal é identificar onde está boa parte do público de uma empresa. 

Mas o fato é que, tanto consumidores de eliminador de gotas quanto de roupas de bebê, estão nas redes sociais a seguir.

Utilizando o Facebook

No caso do Facebook, as empresas costumam utilizá-lo para divulgar publicações de seu site ou blog.

Além disso, muitos negócios compartilham publicações institucionais, dicas ou qualquer assunto relacionado ao interesse de seu público-alvo. 

Ele também pode ser usado para criar enquetes e obter a opinião dos consumidores, dessa forma gerando uma interação com o público.

Utilizando o Instagram

As empresas usam o Instagram para publicar fotos e vídeos sobre seus produtos e serviços. 

Por exemplo, uma fabricante de sistema de pressurização de água pode publicar um vídeo mostrando como esse sistema funciona.

Além disso, o Instagram permite que as vendas sejam realizadas pelo próprio aplicativo, o que colabora ainda mais para o aumento dos lucros. 

Utilizando o LinkedIn

As organizações usam o LinkedIn de maneira mais profissional, por exemplo, para manter o contato com possíveis colaboradores ou parceiros.

Diversas empresas utilizam essa plataforma para iniciar um processo seletivo, identificando os perfis que melhor se encaixam na cultura da marca. 

Utilizando o WhatsApp

Com a criação do WhatsApp business as empresas puderam implantar um novo sistema de atendimento ao consumidor, muito mais barato e rápido.

Ele pode ser usado para esclarecer dúvidas, agendar serviços, vender produtos e, até mesmo, oferecer suportes e consultoria.

Por exemplo, uma gráfica pode usar o WhatsApp para agendar uma impressão adesivo transparente, sem precisar de atendimento telefônico ou presencial.

As redes sociais trouxeram um novo conceito em divulgação de produtos e serviços, bem como de relacionamento com o consumidor.

Por meio delas ficou mais fácil para as marcas estarem próximas de seu público-alvo, conhecendo suas preferências e oferecendo soluções adequadas para o dia a dia.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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