Empreendedorismo

Aumente a competência de sua equipe de trabalho com uma Avaliação de Desempenho

81views

A ferramenta que valoriza os colaboradores e estimula o máximo de sua capacidade!

O colaborador de uma empresa é um dos responsáveis por grande parte do sucesso dela e para acompanhar a qualidade dos serviços que vem sendo empregados por ele, existe uma ferramenta muito eficaz chamada de Avaliação de Desempenho, a qual analisa o comportamento e a performance desse indivíduo dentro da organização.

Ela serve também para avaliar o nível de desempenho dos funcionários e identificar alguns pontos importantes como: desenvolvimento individual, a potencialidade de cada um,postura profissional, conhecimento técnico, progresso no trabalho em equipe e a produtividade de acordo com o cargo exercido.

Através desse instrumento o gestor identifica quais pontos podem ser melhorados de sua equipe e a estimula a superar cada vez mais suas metas. Além disso, trata-se de um meio de obter informações reais dos componentes da empresa, eliminando todas as incertezas que poderiam ser causadas senão houvesse o aplicamento do método.

Esse processo permite que a empresa cresça, porque ao identificar os pontos fracos é possível desenvolver táticas que forneçam resultados promissores. Outra vantagem está no papel de reconhecimento e motivação que o gestor desempenha com esse colaborador, pois dessa forma ele demonstra o que espera e ainda pode até encontrar talentos dentro da própria instituição.

Como aplicar uma Avaliação de Desempenho?

Comece com uma observação diária do comportamento de seu funcionário. Como é a sua postura diante de tal situação? Ele é comprometido? Quais são suas qualidades? Seu relacionamento com os colegas é amigável? Ele vem contribuindo com a empresa e alcançando todas as metas estabelecidas?

Depois de observar estabeleça quais os pontos de melhorias ele deve obter e forneça um feedback para que ele venha ter conhecimento de seu atual desempenho em suas atividades. E por fim, mantenha o departamento de recursos humanos informado, pois isso o ajudará na tomada de suas futuras decisões como no aumento de salários, demissões, treinamentos etc.

É importante saber que existe alguns tipos de avaliação de desempenho, entre eles:

  1. Avaliação do líder: O líder de uma equipe fica responsável em avaliar os integrantes do seu departamento, onde ele observa todas as questões que envolvem a potencialidade do grupo.
  2. Autoavaliação: Como o próprio nome já diz, aqui o funcionário se autoavalia. Ele lista em si próprio o que vem fazendo pela empresa, suas qualidades, seus defeitos e o desempenho de seu trabalho.
  3. Avaliação entre os colegas: Outro sistema utilizado é o olhar no outro, ou seja, os colaboradores vão analisar o desenvolvimento dentro de sua própria equipe, podendo até indicar metas para seus colegas.
  4. Avaliação por competência: Essa metodologia é bastante minuciosa, já que ela busca responder várias questões sobre o desenvolvimento e progresso do colaborador da empresa, além de todas as suas reais intenções e projetos para com a organização.
  5. Avaliação por resultado: Esse método propõe comparar todos os resultados que foram entregues por uma equipe ou colaborador.
  6. Avaliação 360º: Esse tipo de análise é feito por diversas visões, ou seja, o gestor, colegas de trabalho e até os clientes avaliarão o funcionário. Também pode ser acrescentado a própria avaliação do cooperador.

Onde você trabalha já fizeram isso? Deixe seu comentário aqui e conte um pouco de sua experiência para nós.

Leave a Response