Empreendedorismo

Como cuidar bem dos seus clientes

26views

Aprender como cuidar bem dos seus clientes é tão importante quanto atraí-los para o seu negócio. Não importa se a sua empresa é grande ou pequena ou se está no mercado há bastante tempo.

Cuidar dos clientes é importante para o crescimento da marca no mercado e consequentemente para o aumento do faturamento. Além disso, cuidar dos consumidores ajuda a deixa-los satisfeitos e fieis a sua marca, voltando a comprar novamente.

Portanto, você deve ter uma atenção especial para os clientes e para isso, observe aqui algumas dicas.

Atitudes para cuidar bem dos seus clientes

Para cuidar bem dos seus clientes você precisa adotar algumas atitudes dentro do seu negócio como:

  1. Priorize o relacionamento

Hoje em dia se relacionar bem com o cliente é muito importante para deixa-lo satisfeito. Por exemplo, se o seu negócio é um e-commerce é fundamental ter cuidado principalmente com a logística de entrega dos produtos.

Isso porque durante o trajeto para a entrega do produto algum problema pode acontecer como acidente com a carga ou problema com a transportadora. Sendo assim você não se preocupar apenas com a operação, e sim com satisfação do seu cliente.

Se por acaso um produto vai atrasar, é interessante ligar ou entrar em contato com o cliente para avisa-lo e estabelecer um novo prazo para recebimento. Assim o número de chamadas no SAC diminui.

  1. Seja ativo

Em uma empresa o SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) é fundamental para que haja comunicação entre o cliente e a empresa. No entanto, o que deveria ser utilizado para o relacionamento acaba se transformando em um canal de reclamações.

Isso acontece porque muitas lojas acabam descobrindo o problema no momento que o cliente está fazendo uma reclamação, e assim precisam fazer um atendimento rapidamente de forma reativa.

Para evitar isso, é interessante tratar do problema antes do cliente entrar em contato. Através dos pedidos e da operação de logística você consegue se antecipar rapidamente antes do cliente e resolver o problema.

  1. Entenda o seu cliente

Uma das atitudes para cuidar bem dos seus clientes é conhecer os seus hábitos e o seu comportamento. Sabendo dessas informações é possível acertar nas estratégias que fidelização. Por exemplo, ter uma máquina de cartão de crédito e débito em um estabelecimento é uma ótima forma de facilitar o processo de compra.

Para definir a estratégia certa primeiramente saiba quem ele é, quais são as suas características e os seus hábitos. Além disso, saiba também quais são os produtos que ele mais busca e como ele realiza as compras.

Essas questões precisam ser levantadas e analisadas para tragar uma estratégia para atender bem os seus clientes.

  1. Ouça o seu cliente

Outra forma de cuidar dos clientes é ouvindo o que ele tem para dizer para poder atendê-lo com qualidade. O que você pode fazer é criar uma pesquisa de satisfação.

Nesta pesquisa faça perguntas sobre o seu negócio, preços dos produtos e entre outras que sejam relevantes. Assim você saberá o que precisa ser feito para melhorar a satisfação do cliente.

  1. Use estratégias de fidelização

Após fazer uma venda você deve ser preocupar com a fidelização dos clientes. Isso porque fidelizá-los é tão importante quanto atraí-los. Os clientes quando são fieis a uma marca ajudam no marketing indicando a sua empresa para outras pessoas.

Além disso, eles continuam consumindo os seus produtos e aumentando o seu faturamento. Por isso, é importante criar estratégias de fidelização de clientes.

Conclusão

Cuidar dos clientes é fundamental para que o seu negócio crie credibilidade e cresça no mercado. Por isso, é importante adotar medidas como essas que foram passadas para cuidar melhor dos clientes que a sua empresa já tem para depois conquistar novos.

Leave a Response