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Como estratégias de Marketing Digital podem ser aplicadas em ecommerce

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Os negócios em ecommerce trouxeram muitos benefícios, tanto para quem quer empreender quanto para os consumidores.

Esse modelo de negócios de compra e venda é lucrativo, tendo em vista que a internet se tornou a principal aliada dos consumidores modernos. Mas, existem muitos ecommerces e é preciso se destacar.

Para isso, nada melhor do que investir em estratégias de marketing digital, totalmente voltada para essas lojas virtuais.

Neste artigo, vamos falar um pouco sobre o que é marketing digital, sua importância e mostrar algumas estratégias desse marketing para lojas ecommerce.

O que é marketing digital?

Antes de aplicá-lo, é importante saber que marketing digital é toda estratégia realizada de maneira on-line por uma empresa.

Ele tem como objetivo atrair novos clientes, desenvolver um bom relacionamento com eles, ao mesmo tempo em que cria uma identidade para a marca.

Dessa forma, ajuda a promover a empresa e seus produtos e serviços, fazendo uso das mídias sociais para isso. 

Atualmente, é a principal maneira que as empresas têm para se comunicar com seu público, de maneira direta e no momento apropriado.

A importância do marketing digital

Entender a sua importância também é necessário, pois ele traz vantagens como:

  • Mais interatividade;
  • Fácil análise e mensuração;
  • Mais oportunidades para os negócios;
  • Direcionamento assertivo.

O marketing digital permite mais interatividade entre o público e a empresa. Durante as campanhas, os consumidores interagem com as marcas, o que dá a elas a oportunidade de melhorar ainda mais a sua comunicação.

Também é muito fácil mensurar os resultados, o que ajuda a melhorar cada vez mais as estratégias, impactando sempre o público ideal. O retorno sobre investimentos (ROI) é muito mais rápido, possibilitando lucros e melhorias.

Além disso, funciona da mesma maneira para todas as empresas, desde grandes fabricantes de bico aspersor de água até pequenos negócios. Isso dá a todas as mesmas oportunidades de se destacarem no mercado.

Por meio do marketing digital, as empresas conhecem melhor o seu público, o que permite que elas direcionem melhor as suas campanhas. Isso ajuda a economizar os recursos investidos e traz resultados reais.

Estratégias de marketing digital para ecommerce

Se ele é aplicável para qualquer modelo de negócios, como deve ser aplicado para o ecommerce? Existem diversas estratégias que podem ser implantadas, como:

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é um aliado do ecommerce de imã para alto falante e todos os outros. Na descrição dos produtos, por exemplo, essa estratégia pode ajudar o Google a rankear melhor a página, fazendo com que o usuário a encontre.

Apesar de muitos produtos virem com a descrição do fornecedor, o ideal é criar uma descrição diferenciada, fazendo uso de palavras-chave. Isso porque os sites de busca sempre valorizam mais os conteúdos originais.

Como ideia, podem ser escritos posts de dicas e e-books mostrando na prática como o produto funciona. Além de atrair o visitante, ajuda o site do ecommerce a conquistar novos leads.

E-mail marketing

Um ecommerce revendedor de lubrificante para cabo de aço pode usar o e-mail marketing para se relacionar com a base de leads e clientes. Isso fará com que eles se lembrem sempre do negócio, facilitando as vendas.

No entanto, isso não significa enviar uma grande quantidade de e-mails. Além disso, eles devem ser enviados de acordo com o interesse do cliente ou lead.

Essa comunicação focada facilita na transição do lead pelo funil de vendas e na fidelização daquele cliente que já comprou.

O título do e-mail deve ser atrativo, despertando o interesse do cliente para que ele abra o e-mail.

Mídias sociais

As mídias sociais são indispensáveis para o ecommerce. Por isso, uma boa dica é criar postagens que estimulem a interação entre os seguidores.

Por exemplo, uma loja de sutiã pós cirurgia de mama pode criar uma postagem com a descrição: “Marque aqui a sua amiga que fará uma aplicação de prótese em breve”.

Essas ações estimulam a indicação do ecommerce, divulgando o negócio para um número maior de pessoas.

Os negócios ecommerces crescem continuamente no mundo todo, pois trazem ao consumidor toda a praticidade que ele procura na hora de adquirir os produtos e serviços que precisa.

Tendo o marketing digital como aliado, esses negócios conseguem crescer e conquistar mais espaço no mercado virtual, modernizando e trazendo um novo conceito de compra e venda.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos. 

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