Marketing Digital

Como estratégias de Marketing Digital podem ser aplicadas em ecommerce

60views

Os negócios em ecommerce trouxeram muitos benefícios, tanto para quem quer empreender quanto para os consumidores.

Esse modelo de negócios de compra e venda é lucrativo, tendo em vista que a internet se tornou a principal aliada dos consumidores modernos. Mas, existem muitos ecommerces e é preciso se destacar.

Para isso, nada melhor do que investir em estratégias de marketing digital, totalmente voltada para essas lojas virtuais.

Neste artigo, vamos falar um pouco sobre o que é marketing digital, sua importância e mostrar algumas estratégias desse marketing para lojas ecommerce.

O que é marketing digital?

Antes de aplicá-lo, é importante saber que marketing digital é toda estratégia realizada de maneira on-line por uma empresa.

Ele tem como objetivo atrair novos clientes, desenvolver um bom relacionamento com eles, ao mesmo tempo em que cria uma identidade para a marca.

Dessa forma, ajuda a promover a empresa e seus produtos e serviços, fazendo uso das mídias sociais para isso. 

Atualmente, é a principal maneira que as empresas têm para se comunicar com seu público, de maneira direta e no momento apropriado.

A importância do marketing digital

Entender a sua importância também é necessário, pois ele traz vantagens como:

  • Mais interatividade;
  • Fácil análise e mensuração;
  • Mais oportunidades para os negócios;
  • Direcionamento assertivo.

O marketing digital permite mais interatividade entre o público e a empresa. Durante as campanhas, os consumidores interagem com as marcas, o que dá a elas a oportunidade de melhorar ainda mais a sua comunicação.

Também é muito fácil mensurar os resultados, o que ajuda a melhorar cada vez mais as estratégias, impactando sempre o público ideal. O retorno sobre investimentos (ROI) é muito mais rápido, possibilitando lucros e melhorias.

Além disso, funciona da mesma maneira para todas as empresas, desde grandes fabricantes de bico aspersor de água até pequenos negócios. Isso dá a todas as mesmas oportunidades de se destacarem no mercado.

Por meio do marketing digital, as empresas conhecem melhor o seu público, o que permite que elas direcionem melhor as suas campanhas. Isso ajuda a economizar os recursos investidos e traz resultados reais.

Estratégias de marketing digital para ecommerce

Se ele é aplicável para qualquer modelo de negócios, como deve ser aplicado para o ecommerce? Existem diversas estratégias que podem ser implantadas, como:

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é um aliado do ecommerce de imã para alto falante e todos os outros. Na descrição dos produtos, por exemplo, essa estratégia pode ajudar o Google a rankear melhor a página, fazendo com que o usuário a encontre.

Apesar de muitos produtos virem com a descrição do fornecedor, o ideal é criar uma descrição diferenciada, fazendo uso de palavras-chave. Isso porque os sites de busca sempre valorizam mais os conteúdos originais.

Como ideia, podem ser escritos posts de dicas e e-books mostrando na prática como o produto funciona. Além de atrair o visitante, ajuda o site do ecommerce a conquistar novos leads.

E-mail marketing

Um ecommerce revendedor de lubrificante para cabo de aço pode usar o e-mail marketing para se relacionar com a base de leads e clientes. Isso fará com que eles se lembrem sempre do negócio, facilitando as vendas.

No entanto, isso não significa enviar uma grande quantidade de e-mails. Além disso, eles devem ser enviados de acordo com o interesse do cliente ou lead.

Essa comunicação focada facilita na transição do lead pelo funil de vendas e na fidelização daquele cliente que já comprou.

O título do e-mail deve ser atrativo, despertando o interesse do cliente para que ele abra o e-mail.

Mídias sociais

As mídias sociais são indispensáveis para o ecommerce. Por isso, uma boa dica é criar postagens que estimulem a interação entre os seguidores.

Por exemplo, uma loja de sutiã pós cirurgia de mama pode criar uma postagem com a descrição: “Marque aqui a sua amiga que fará uma aplicação de prótese em breve”.

Essas ações estimulam a indicação do ecommerce, divulgando o negócio para um número maior de pessoas.

Os negócios ecommerces crescem continuamente no mundo todo, pois trazem ao consumidor toda a praticidade que ele procura na hora de adquirir os produtos e serviços que precisa.

Tendo o marketing digital como aliado, esses negócios conseguem crescer e conquistar mais espaço no mercado virtual, modernizando e trazendo um novo conceito de compra e venda.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos. 

Leave a Response