A momentos em nossas vidas em que associamos os acontecimentos ruins à fatores externos, mas surpreendentemente grande parte dos problemas tem apenas um culpado, nós mesmos.
Por isso é muito importante aprender a lidar com os sentimentos, desenvolver um profundo autoconhecimento e superar algumas atitudes que podem ser autodestrutivas.
Evitar maus hábitos
Tudo se inicia com uma pergunta. Será que podemos nos livrar dos maus hábito?
Cientistas Behavioristas, aqueles que estudam o comportamento humano dizem que assim como podemos aprender adquirir maus hábitos, podemos aprender a evita-los, bem como deixá-los. É uma questão de perseverança e ação.
Algumas atitudes podem render bons frutos.
- O primeiro passo é admitir que você possui um hábito que não agrega nenhum valor a sua vida. Questione-se se o que tem feito te faz bem, se incomoda aqueles que estão por perto. E por fim aceite para caminhar em rumo ao sucesso.
- Substitua o Joio pelo Trigo. Tire o que há de ruim em sua vida e coloque algo bom no lugar, se você tem o hábito de fumar, mude, passe a nadar, correr ou fazer outros esportes ou atividades que ajudam a relaxar e seja benéfica. Aproveite o tempo das atividades nocivas para algo produtivo.
- Peça ajuda. Não se sinta envergonhado, procure os amigos, a família para contar sobre o processo que está submetido. Peça ajuda para que não lhe deixem cair novamente e encontre apoio para eventuais situações de recaídas.
- Seja realista. Não pense que alguns hábitos conquistados em anos vão desaparecer da noite para o dia, portanto tenha paciência e seja persistente.
- Por fim, meça seu desempenho. Pare sempre por alguns minutos do seu dia para refletir sobre seu progresso. Identifique possíveis causas de retrocesso e como acabar com elas.
Evitar pensar negativamente
Dentro de muitas atitudes que se incluem no quadro de autodestrutivas, o pensamento negativo certamente é um dos perigosos. Por isso aprender a evita-los é essencial. Para tal é necessário ter muita disciplina.
Primeiro vamos definir o que podem ser pensamentos negativos.
“Eu não quero que isso de errado”. Mesmo parecendo que o desejo da frase é para que algo de certo, o NÃO perde o valor segundo os teóricos que acreditam no poder do universo. O livro O Segredo ensina que o universo vai esquecer o não e interpretar o restante, formando “Eu quero que isso de errado”.
Aqueles pensamentos comuns como: “não sei se isso vai dar certo”, “e se a gente sofrer um acidente no caminho”, “e se nos perdemos” são todos pensamentos que induz ao erro e são eles que devemos evitar.
A receita não é mágica, você deve se policiar para toda vez que esses pensamentos pairar sobre sua cabeça, mudar o foco. E isso deve ser constante até o momento que se tornar orgânico.
Evitar se vitimar
Colocar a culpa de tudo nos outros e não assumir a responsabilidade é um ingrediente importante para o fracasso.
Dessa forma você nunca vai descobrir a verdadeira causa dos problemas e por sua vez não terá meios para resolver, entrando em um ciclo infinito.
Por fim, fica uma dica importante. Aprenda a lidar com as consequências de suas atitudes e passe a ser mais respeitado e feliz.