Marketing Digital

Como o e-mail marketing pode ajudar nas estratégias de endomarketing de uma empresa

70views

Quando estamos fazendo o planejamento estratégico, muitas vezes nos esquecemos da importância do endomarketing, ou seja, da comunicação interna dentro da organização, dando prioridade apenas para a comunicação externa, com os clientes.

 

Mas, se um empreendimento não vai bem por dentro, não conseguirá alcançar o público.

 

Por esse motivo, é necessário focar em ações que melhorem o clima organizacional, a saúde dos colaboradores e abra possibilidades para uma comunicação mais aberta e transparente.

 

No texto de hoje vamos tratar de como o e-mail marketing pode ajudar nas estratégias de endomarketing de uma empresa.

 

Quer saber mais? Acompanhe a leitura!

Antes de tudo, o que é e-mail marketing?

Você com certeza já recebeu um e-mail marketing na sua caixa de entrada. 

 

Por exemplo, quando uma clínica exame demissional envia uma mensagem pelo seu e-mail, oferecendo um material que explica mais sobre esse procedimento, isso é um e-mail marketing.

 

A estratégia já é uma velha conhecida no marketing digital, muito por conta das suas vantagens. 

 

Afinal de contas, quase todos os usuários de internet possuem uma conta de e-mail, sendo possível atingir um grande contingente de público. Além disso, o e-mail marketing:

 

  • Cria uma proximidade com os clientes;
  • Fideliza os consumidores;
  • É considerado de maior credibilidade;
  • É um canal de comunicação eficiente.

 

Aliás, o e-mail marketing pode ser usado para muitas coisas, inclusive para o acompanhamento de uma compra.

 

Por exemplo, quando um revendedor adquire uma certa quantidade do squeeze personalizado atacado, ele pode receber mensagens via e-mail com atualizações sobre a sua compra.

 

Agora, voltando para o endomarketing, o e-mail é uma maneira de manter os colaboradores informados sobre o que acontece dentro da empresa.

 

A fabricação de um novo produto, um processo seletivo, uma festa de confraternização, enfim, o e-mail marketing pode ser usado como canal de comunicação oficial com os funcionários.

 

Desse modo, todos da empresa são comunicados de forma rápida, simples e transparente, o que é extremamente vantajoso para um clima organizacional saudável.

Como aplicar o e-mail marketing na estratégia de endomarketing

O e-mail aplicado como ferramenta de comunicação pode ser muito útil para manter os funcionários bem informados e engajados com as ações dentro da empresa.

 

Entretanto, não basta somente enviar mensagens sem ter a devida atenção com alguns detalhes, como:

 

  • A qualidade dos conteúdos; 
  • A quantidade de e-mails;
  • O canal de acesso dos colaboradores;
  • A interação do público.

 

Quando falamos de qualidade, estamos nos referindo à construção da mensagem. Ora, se a ideia é divulgar um novo brinde da empresa, com modelos de chaves de carros antigos, traga curiosidades sobre os veículos e informações relevantes.

 

Ou seja, mantenha os colaboradores interessados naquilo que você está divulgando.

 

A quantidade de e-mails também é um ponto que deve ser levado em conta. Lembre-se que os funcionários estão trabalhando para a sua empresa e não querem ser atrapalhados o tempo todo por mensagens.

 

Ao mesmo tempo, você não pode cair no esquecimento dos seus próprios colaboradores, já que isso pode prejudicar a comunicação interna. Portanto, tenha equilíbrio.

 

Saiba quais são as melhores horas para enviar as mensagens e tenha uma periodicidade. A construção de um calendário de e-mail marketing interno pode ajudar!

 

Também não podemos ignorar o canal em que a leitura do e-mail é realizada.

 

Pergunte-se: os meus funcionários vão ler a mensagem pelos celulares ou pelos computadores?

 

A resposta fará toda a diferença, uma vez que é preciso adaptar o conteúdo para os dispositivos móveis.

 

O ideal é elaborar um material responsivo, isto é, que possa ser lido tanto nos desktops, quanto nas telas menores dos smartphones.

 

Finalmente, você precisa engajar seus colaboradores com a sua estratégia de e-mail marketing.

 

Por exemplo, se a empresa lançar uma nova cenografia arquitetura, envie uma mensagem aos funcionários dos demais departamentos, perguntando sobre a opinião deles a respeito do produto.

 

Isso faz com que os colaboradores se sintam valorizados pela empresa, o que afeta positivamente o clima organizacional e, como consequência, melhora os relacionamentos entre os funcionários.

 

Diante disso, se você ainda não aplicou o e-mail marketing na sua estratégia de endomarketing, está na hora de rever o seu planejamento!

 

Afinal, com uma comunicação objetiva e um clima organizacional saudável, a sua empresa irá conquistar o sucesso e ter mais reconhecimento no mercado.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Leave a Response