Como o e-mail marketing pode ajudar nas estratégias de endomarketing de uma empresa

Quando estamos fazendo o planejamento estratégico, muitas vezes nos esquecemos da importância do endomarketing, ou seja, da comunicação interna dentro da organização, dando prioridade apenas para a comunicação externa, com os clientes.
Mas, se um empreendimento não vai bem por dentro, não conseguirá alcançar o público.
Por esse motivo, é necessário focar em ações que melhorem o clima organizacional, a saúde dos colaboradores e abra possibilidades para uma comunicação mais aberta e transparente.
No texto de hoje vamos tratar de como o e-mail marketing pode ajudar nas estratégias de endomarketing de uma empresa.
Quer saber mais? Acompanhe a leitura!
Antes de tudo, o que é e-mail marketing?
Você com certeza já recebeu um e-mail marketing na sua caixa de entrada.
Por exemplo, quando uma clínica exame demissional envia uma mensagem pelo seu e-mail, oferecendo um material que explica mais sobre esse procedimento, isso é um e-mail marketing.
A estratégia já é uma velha conhecida no marketing digital, muito por conta das suas vantagens.
Afinal de contas, quase todos os usuários de internet possuem uma conta de e-mail, sendo possível atingir um grande contingente de público. Além disso, o e-mail marketing:
- Cria uma proximidade com os clientes;
- Fideliza os consumidores;
- É considerado de maior credibilidade;
- É um canal de comunicação eficiente.
Aliás, o e-mail marketing pode ser usado para muitas coisas, inclusive para o acompanhamento de uma compra.
Por exemplo, quando um revendedor adquire uma certa quantidade do squeeze personalizado atacado, ele pode receber mensagens via e-mail com atualizações sobre a sua compra.
Agora, voltando para o endomarketing, o e-mail é uma maneira de manter os colaboradores informados sobre o que acontece dentro da empresa.
A fabricação de um novo produto, um processo seletivo, uma festa de confraternização, enfim, o e-mail marketing pode ser usado como canal de comunicação oficial com os funcionários.
Desse modo, todos da empresa são comunicados de forma rápida, simples e transparente, o que é extremamente vantajoso para um clima organizacional saudável.
Como aplicar o e-mail marketing na estratégia de endomarketing
O e-mail aplicado como ferramenta de comunicação pode ser muito útil para manter os funcionários bem informados e engajados com as ações dentro da empresa.
Entretanto, não basta somente enviar mensagens sem ter a devida atenção com alguns detalhes, como:
- A qualidade dos conteúdos;
- A quantidade de e-mails;
- O canal de acesso dos colaboradores;
- A interação do público.
Quando falamos de qualidade, estamos nos referindo à construção da mensagem. Ora, se a ideia é divulgar um novo brinde da empresa, com modelos de chaves de carros antigos, traga curiosidades sobre os veículos e informações relevantes.
Ou seja, mantenha os colaboradores interessados naquilo que você está divulgando.
A quantidade de e-mails também é um ponto que deve ser levado em conta. Lembre-se que os funcionários estão trabalhando para a sua empresa e não querem ser atrapalhados o tempo todo por mensagens.
Ao mesmo tempo, você não pode cair no esquecimento dos seus próprios colaboradores, já que isso pode prejudicar a comunicação interna. Portanto, tenha equilíbrio.
Saiba quais são as melhores horas para enviar as mensagens e tenha uma periodicidade. A construção de um calendário de e-mail marketing interno pode ajudar!
Também não podemos ignorar o canal em que a leitura do e-mail é realizada.
Pergunte-se: os meus funcionários vão ler a mensagem pelos celulares ou pelos computadores?
A resposta fará toda a diferença, uma vez que é preciso adaptar o conteúdo para os dispositivos móveis.
O ideal é elaborar um material responsivo, isto é, que possa ser lido tanto nos desktops, quanto nas telas menores dos smartphones.
Finalmente, você precisa engajar seus colaboradores com a sua estratégia de e-mail marketing.
Por exemplo, se a empresa lançar uma nova cenografia arquitetura, envie uma mensagem aos funcionários dos demais departamentos, perguntando sobre a opinião deles a respeito do produto.
Isso faz com que os colaboradores se sintam valorizados pela empresa, o que afeta positivamente o clima organizacional e, como consequência, melhora os relacionamentos entre os funcionários.
Diante disso, se você ainda não aplicou o e-mail marketing na sua estratégia de endomarketing, está na hora de rever o seu planejamento!
Afinal, com uma comunicação objetiva e um clima organizacional saudável, a sua empresa irá conquistar o sucesso e ter mais reconhecimento no mercado.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.