Beleza

Conheça os alimentos que estimulam a produção de colágeno

41views

Algumas pessoas mantêm uma pele saudável e agilidade nos movimentos corporais apesar dos anos, o que causa admiração. O segredo pode estar no colágeno, a molécula que fornece estrutura, elasticidade e resistência aos tecidos e órgãos. Quer melhorar a aparência da sua pele, unhas e cabelos? Conheça os alimentos que estimulam a produção de colágeno e revitalizam o organismo.

Importância do Colágeno

O colágeno é composto de fibras solúveis que resistem a tensões fortes porque são muito reticuladas. É o componente básico da cartilagem, discos intervertebrais, ligamentos, tendões, ossos, pele, couro cabeludo, gengivas, dentina, paredes dos vasos sanguíneos e córnea ocular.

As fibras de colágeno fornecem força e capacidade de tração e compressão aos ligamentos, tendões e músculos; fortalece as paredes dos vasos sanguíneos e linfáticos; regenerar as gengivas; fortalecer o tecido epitelial e ajudar a aumentar a densidade óssea.

É comum encontrarmos cremes e gel para aumentar a produção de colágeno, no entanto, um dos melhores métodos é através de uma alimentação saudável, ingerindo alimentos que ajudem a estimular o aumento e produção desse composto no organismo.

A IDADE DIMINUI SUA PRODUÇÃO DE COLÁGENO

Com a idade, como resultado de um processo metabólico mais lento e déficits hormonais, a capacidade de regenerá-lo é perdida. Aos 25 anos, começa a diminuir e após os 40 anos sua síntese é reduzida em 1% a cada ano. Portanto, aos 70 anos, 30% foi perdido.

O envelhecimento não destrói o colágeno, mas afeta a menor produção e o processo de endurecer as fibras. Como consequência, a pele perde espessura e elasticidade, enquanto as articulações se tornam mais duras. E começa a aparecer flacidez e rugas, perda de densidade óssea e dores articulares.

A melhor maneira de estimular a produção de colágeno é incentivar o nosso corpo a produzi-lo naturalmente.

Para isso, é necessário ingerir alimentos que sejam adequados e contenham os aminoácidos estruturais dessa molécula complexa e os co-fatores envolvidos em sua produção.

OS ALIMENTOS NECESSÁRIOS PARA PRODUZIR COLÁGENO

O colágeno é uma molécula longa e complexa de origem exclusivamente animal.

Mas existem alimentos vegetais que estimulam sua formação natural, pois contêm os aminoácidos precursores glicina, prolina, treonina e lisiana. Entre eles, legumes, aspargos, nozes e sementes.

MICRONUTRIENTES QUE AJUDAM NA FORMAÇÃO DE COLÁGENO

Os aminoácidos são as moléculas estruturais do colágeno, mas tão necessários quanto os co-fatores químicos envolvidos nas reações necessárias para sua síntese e que protegem o tecido conjuntivo: vitaminas C, E, B1, B2 e B6, coenzima Q10 e magnésio.

O ácido ascórbico ou vitamina C desempenha um papel fundamental. O ser humano não possui as enzimas necessárias para sintetizar esse nutriente, portanto, ele precisa tomar uma ingestão mínima de 60 mg por dia.

O magnésio e as vitaminas do grupo B contribuem para a síntese de proteínas e operação músculo-esquelético. O ácido hialurónico é um lubrificante natural de cartilagem e ligamentos, o que melhora a mobilidade articular. Todos eles agem em sinergia para manter a funcionalidade do tecido conjuntivo.

A IMPORTÂNCIA DE UMA HIDRATAÇÃO ADEQUADA

A matriz extracelular do tecido conjuntivo consiste em água, sais, polipeptídeos e açúcares.

Se a hidratação diminuir, as fibras endurecem e as funções de entrada de nutrientes e saída de resíduos celulares tornam-se difíceis. Isso acelera o envelhecimento das fibras de colágeno.

SUPLEMENTOS DE COLÁGENO: ELES SÃO REALMENTE NECESSÁRIOS?

Se a dieta é equilibrada, suplementos para aumentar a produção não são necessários, independentemente da idade. Eles são recomendados quando há degradação óbvia do tecido conjuntivo.

A dose diária é de 10 g que pode ser dissolvida em leite, sucos, sopas ou infusões. Pode ser tomado continuamente, pois não tem efeitos colaterais negativos.

Um bom colágeno deve ter sido extraído e pré-digerido por um processo natural (não químico) para ser assimilável.

No mercado, é apresentado hidrolisado na forma de comprimidos, pó ou líquido. É comum encontrá-lo juntamente com ácido hialurônico, magnésio ou vitaminas C e grupo B.

Antes de optar pela suplementação é preciso reavaliar seus hábitos alimentares e incluir o colágeno de forma natural. Você pode consultar um profissional de saúde para melhor orientar sobre o consumo.

Dicas de beleza.

Leave a Response