Monday, August 10, 2020
Curiosidade

Crossfit – A moda nas academias

Crossfit nas academias
Muitos benefícios para o corpo e para a mente
37views

A moda das academias é o crossfit. Surgido na década de 90 nos Estados Unidos, o crossfit ganhou praticantes no Brasil e no mundo todo com uma velocidade muito grande.

Um dos motivos é o treino diversificado, baseado em movimentos funcionais do corpo com atividades diferentes a cada dia.

O crossfit também ficou famoso com a adesão de alguns famosos, como a atriz Giovanna Antonelli, que fez propaganda em massa dos benefícios e vantagens do crossfit através não só de palavras, mas também de um corpo totalmente definido.

O corpo definido e tonificado pode ser considerado como a melhor propaganda dos exercícios de crossfit, que oferecem ainda inúmeros benefícios para a saúde da mente.

Você já ouviu falar do crossfit? Sabe de onde surgiu e como ele é praticado? Tire estas e outras dúvidas neste artigo de hoje que foi feito especialmente para quem deseja conhecer um pouco mais sobre esta nova tendência das academias.

O que é crossfit? 

O crossfit é um treinamento de força e de alta intensidade que utiliza, geralmente, o próprio corpo para a realização de exercícios. Mas também adota alguns materiais e técnicas específicos.

Barras, anilhas, elásticos, correntes, pesos livres, kettebells, cordas, caixas, bolas, argolas, pneus e outros são os principais objetos utilizados pelo praticante durante os exercícios de crossfit.

Foi criado nos Estados Unidos e, inicialmente, era utilizado para treinamento de policiais e atletas. Hoje, o crossfit, que também é considerado um esporte, pode ser praticado por todas as pessoas, desde que bem acompanhadas por profissionais.

O crossfit ganhou mais espaço nas academias e entre os praticantes há poucos anos. Além do treino inovador, os exercícios de crossfit resultam em uma queima de gordura muito grande, devido à grande intensidade destes exercícios.

A prática frequente e correta da atividade também resulta no ganho de massa muscular e fortalecimento do corpo como um todo.

Muitos benefícios para o corpo e para a mente

Crossfit emagrece? 

O crossfit promete queimar cerca de 1000 calorias por aula. Por isso, é uma atividade física que atrai muitas pessoas que estão na busca pelo emagrecimento.

Por ser um exercício de alta intensidade, o crossfit emagrece, não só pelos exercícios aeróbicos, mas também pela rapidez na execução das práticas e pela formação da massa muscular, que acaba exigindo mais energia do corpo.

No entanto, iniciantes na prática do crossfit devem obedecer ao ritmo do seu corpo e não esperar gastar esse número de calorias nas primeiras aulas. Certamente o seu corpo não reagirá desta forma nos primeiros dias.

Além de emagrecer, o crossfit também atua na hipertrofia e definição muscular, deixando o corpo visualmente mais bonito e tonificado.

O corpo é estimulado e desenvolvido em todas as suas capacidades físicas como agilidade, força, velocidade, resistência muscular, precisão, coordenação, equilíbrio e resistência respiratória.

É importante lembrar que ao praticar crossfit, você precisa manter uma alimentação saudável e equilibrada, para dar conta de todas as atividades que deverão desempenhar durante o treino.

Os exercícios de crossfit

Os exercícios de crossfit devem ser orientados por profissionais capacitados que devem levar em consideração o condicionamento físico de cada pessoa. São realizados em academias ou em estúdios de boxe.

O praticante iniciante tem as primeiras aulas de forma individual, passando para as aulas coletivas à medida que ele se torna mais experiente, desenvolvendo os exercícios de crossfit com mais agilidade e segurança.

Uma aula de crossfit dura cerca de uma hora e é dividida em três fases: a primeira fase é a de aquecimento, depois vêm os exercícios técnicos e, por fim, o WOD (workou of the Day) ou o treino do dia.

O WOD é o momento do treino mais esperado. Neste momento são realizados os exercícios que foram aprendidos no dia anterior, em alta intensidade e extrema rapidez, gerando um desgaste bastante intenso.

O tempo do WOD pode variar entre 5 e 20 minutos.

Não são todas as pessoas que possuem indicação para a prática do crossfitexatamente pelo nível de resistência que ele exige para a realização dos exercícios. 

Acompanhamento profissional é fundamental.

Conheça alguns exercícios de crossfit:

  • Levantamento de peso
  • Erguer e virar pneus de caminhão
  • Flexões e abdominais
  • Subir e descer de caixas através de saltos
  • Balançar cordas muito grossas e pesadas
  • Treinamento em circuito

Vantagens e benefícios do crossfit

O crossfit é uma modalidade de atividade física que possui algumas vantagens e benefícios para a saúde física e mental.

Uma das vantagens é o fato de oferecer exercícios diferentes e variados que acabam atraindo aquelas pessoas que estão cansadas da rotina típica de um treino de musculação.

Os treinos de crossfit nunca são iguais aos do dia anterior, o que torna esta modalidade altamente desafiadora e atraente para quem adora fugir do básico e do tradicional.

Outra vantagem do crossfit é o treinamento coletivo, que pode promover uma competição saudável, desafiadora, sem deixar o espírito de equipe de lado.

Veja os benefícios do crossfit para o corpo e a mente:

  • Aumento do ganho de força
  • Ganho de resistência física
  • O crossfit promove o espírito de equipe
  • Aumenta a confiança e a autoestima
  • Emagrecimento devido ao grande gasto de energia
  • Reduz o estresse
  • Aumenta a concentração
  • Melhora e aumenta a flexibilidade
  • Aumenta  o controle emocional e o equilíbrio
  • Pode ser praticado por todas as pessoas, inclusive, por mulheres grávidas desde que estejam em dia com exames e sejam acompanhadas por profissionais.

E então, gostou de conhecer um pouco mais sobre o crossfit, esta modalidade que vem ganhando novos adeptos todos os dias na academia? Praticar crossfit realmente é uma excelente ideia para quem deseja manter o corpo em movimento. 

Além do alto índice de queima calórica, ainda desenvolve outras habilidades, como você pôde ver ao longo do texto.

Se você ficou interessado e gostaria de começar a praticar o crossfit, fique tranquilo, pois os exercícios de crossfit são adaptados para iniciantes. Além disso, é fundamental procurar uma academia que ofereça esta modalidade com todas as técnicas de segurança que este exercício exige.

 

Leave a Response