Negócios

Dicas para empreendedores com poucos recursos financeiros

61views

Como empresário, você não pode esperar as melhores condições para iniciar um negócio. É comum ao iniciar um negócio, você trabalhe em diversos papéis: você é um empresário, gerente, desenvolvedor, trabalhador e todos os perfis possíveis.

Seu trabalho como empresário é construir um negócio que possa te trazer retorno financeiro, não apenas um produto ou serviço. Você está construindo o produto porque sua empresa precisa vender algo para se manter. Mas não é a única tarefa para ti. A questão é saber como lidar com este problema.

Há uma diferença entre o desenvolvimento de uma ocupação e a construção de um negócio de verdade.

Com o desenvolvimento do trabalho em torno de seu produto, você é praticamente um artista. Alguém que é a única pessoa que pode produzi-lo. E claro: há uma terrível desvantagem.

Uma vez que você deixar de produzir, seu negócio desaparecerá. Quando você quer se aposentar ou vender seu negócio, você terá pouco retorno. Tal empresa, sem você, não é um negócio no verdadeiro significado da palavra.

Esta mentalidade pode ser alcançada através da observação do seu próprio trabalho, da sua visão a longo prazo e também através de uma boa mentoria de negócios.

Por outro lado, quando você constrói um negócio, sua empresa pode sobreviver sem sua presença diária. Vamos te dar algumas dicas importantes para que você inicie seu negócio do modo correto.

Defina seus objetivos de negócio

Digamos que um de seus objetivos é expandir seu negócio em um novo mercado internacional.

Os objetivos como metas não tem um significado para você, se você não colocar todos os seus esforços para alcançá-los. Então, você vai precisar dar mais passos em vez de apenas definir seus objetivos.

Você vai precisar cavar fundo no que eles significam para você e sua empresa.

Como você pode ver, estabelecer metas é a coisa mais simples que você pode fazer, mas criar metas inteligentes é algo mais difícil.

Foco na sua estratégia de negócios

Você precisa traduzir seus objetivos em estratégia e planos, se você quiser alcançá-los.

Sabe onde quer que a sua empresa esteja daqui a dois, cinco ou quinze anos? Quer tornar a empresa pública? Ou quer apenas uma empresa de investidores limitados? Talvez queira vende-la no futuro – tudo depende dos seus objetivos.

Agora é o momento certo para olhar novamente em seus objetivos e compará-los com as respostas a esta pergunta. Há algumas mudança em seus objetivos?

A próxima coisa que você vai precisar fazer é fazer o plano de negócios. O plano terá que responder à seguinte pergunta: O que você vai precisar fazer para alcançar seus objetivos e colocar em prática a estratégia.

Quebre cada seu objetivo em metas menores para cada mês, para o próximo ano, ou anos, dependendo de seu calendário de metas. Em seguida, quebre esses objetivos em ações que você vai precisar tomar a cada semana.

Desenvolver um modelo de negócio sustentável

Verifique o seu modelo de negócio para ver se você precisa fazer algumas mudanças relacionadas com seus objetivos, estratégia e seu plano.

Pode adicionar fluxos de receitas adicionais? O seu fluxo de caixa pode apoiar os seus planos? Você precisa mudar algo em seu modelo de negócio para apoiar a realização de seus objetivos? Pode contratar novos colaboradores ou freelancer?

Você terá que responder a estas e muitas outras perguntas.

Saiba mais sobre seus fluxos de receita e as perguntas certas ao seu modelo de receita.

Construir uma equipe de confiança

Se você quer construir um negócio sustentável, você precisa produzir o seu serviço ou produto da forma mais eficiente.

Além disso, você precisará comercializá-los e vendê-los. Lembre-se que você não é o único comerciante e vendedor de seus produtos, você também vai precisar de outras pessoas como parte de sua equipe.

Uma vez que você tenha contratado funcionários para fazer algumas de suas tarefas de negócio, você precisa deixá-los fazer as tarefas.

Construir seus sistemas de negócios para construir o negócio

Ter um negócio significa que todos na empresa saberão quando e como fazer coisas importantes para o seu negócio.

Os seus sistemas e processos serão os pilares essenciais do seu negócio. Tudo dependerá deles, com ou sem a sua presença na sua empresa. Consegues imaginar uma empresa sem sistemas? Posso, porque já vi muitos deles.

Eles têm uma estratégia e planos, mas nada é realizado ou é realizado mais tarde do que o esperado. A qualidade dos resultados de cada trabalho é muito baixa. Os clientes queixam-se. Os empregados queixam-se. Os gerentes queixam-se. Se quero descrever tal negócio com uma palavra, é ineficiência.

Antecipe-se para mudar os papéis no seu negócio

Seus papéis em seu próprio negócio evoluirão, e você precisa estar ciente e preparado para isso. A mudança de papel virá mais rápido do que você espera.

A maioria das empresas consegue passar a fase de arranque, mas na maioria dos casos, os seus proprietários não conseguem passar esta fase. Em tal caso, eles estão tentando manter seu negócio à sua posição original. Por causa disso, eles sentem a pressão para trabalhar mais por menos dinheiro.

Os seus papéis como empregado ou técnico na sua empresa tornar-se menos importantes para o seu desenvolvimento empresarial à medida que o tempo passa.

Ao longo do tempo, você precisa se concentrar mais no papel de gestão e de desenvolvimento de negócios. Então, você vai precisar mudar enquanto seu negócio continua na jornada de desenvolvimento.

Esperamos que você tenha gostado do nosso artigo. Se gostou, deixe um comentário abaixo que faremos questão de te responder. Aproveite também e compartilhe em sua rede social favorita.

Leave a Response