Estudar online é sem dúvida um dos maiores ganhos que a internet trouxe para a vida das pessoas.
Sabemos como é complicado depender apenas de material físico e ter de ir a lugares específicos como bibliotecas para ter acesso a conteúdos importantes – e nem sempre conseguir, por causa da rotina de todos os outros compromissos.
Mas aquilo que certamente é um grande aliado no seu dia a dia também pode criar armadilhas e mais prejudicar do que ajudar nos seus estudos. Com algumas dicas para estudar online para qualquer prova, você pode aproveitar ao máximo este período e ter mais sucesso no grande momento.
1 – ESTUDAR ONLINE: CONHEÇA O SEU ESTILO DE APRENDIZADO
Este dica é a primeira e essencial. Pouco vai adiantar os benefícios se sua mente e seu corpo não estiverem preparados para absorve-los.
Antes de começar a rotina de estudos, pense:
- Em que horário do dia você rende mais para ganhar conhecimento;
- Se você precisa de um local isolado para estudar;
- Qual a frequência você poderá ter para os estudos;
- Quais métodos você absorve melhor: vídeos, imagens, textos.
É se conhecendo que você poderá estudar com mais confiança e se exigir mais em alguns momentos sem parecer desorganizado.
2 – ESTUDAR ONLINE: PLANEJE E CUIDE DA LOGÍSTICA
Estudar de forma continuada, principalmente para provas, não é um ato improvisado ou que podemos decidir começar amanhã. Sua mente, seu corpo e sua rotina devem estar preparados.
Defina no início quanto tempo você terá e planeje o conteúdo da forma como achar mais produtivo, um tema ou vários por dia ou uma mesclagem dos dois métodos, quando fazer revisões. Monte uma agenda e faça uma checagem periódica, para não achar problemas na última hora.
Cuidar da infraestrutura é essencial:
- A sua internet tem desempenho satisfatório?
- Você vai precisar de acessórios como microfone e webcam?
- O ambiente é adequado e o mais ergonômico possível – iluminação, nível de ruído, material de apoio e uma cadeira confortável. Todos estes itens, se não forem bem cuidados, podem prejudicar o seu rendimento.
Importante também medir o seu progresso com os estudos, se algum tema está adiantado ou atrasado, para rever o planejamento.
3 – ESTUDAR ONLINE: CUIDADO COM AS DISTRAÇÕES NA INTERNET
Você estará estudando onde também está o paraíso das distrações. Distanciar-se delas é fundamental para o rendimento online ser o melhor.
Quando for estudar online, feche todos os programas de e-mail e redes sociais para se concentrar nos conteúdos e eventuais conversas online em grupos de estudo ou com professores.
Se você participa de grupos de Facebook sobre o tema do estudo, reserve um tempo fixo no horário para ler mas não deixe conectado. O foco nos estudos deve ser o maior possível, afinal você reservou tempo dos seus dias para alcançar um objetivo. E ele está diariamente mais perto.
4 – ESTUDAR ONLINE: BUSQUE SIMULADOS DE PROVAS
Os sites com simulados de provas e exames são uma excelente forma de ganhar conhecimento direcionado para um objetivo específico.
Ali você tem conteúdo de provas passadas, os temas que mais aparecem e pode:
- Se acostumar com um ritmo de exame sem a pressão do dia;
- Criar um tempo de prova para treinar o seu foco, o controle da ansiedade e a técnica de se concentrar nas respostas mais fáceis;
5 – DESCANSE NA VÉSPERA DE PROVAS
O grande dia está chegando. A ansiedade aumenta e tendemos a achar temas que parecem mal explorados – e nem sempre é verdade.
Mas se for, a véspera pode ser uma inimiga. Você vai se esforçar por algo e provocar um cansaço e um estresse que podem prejudicar seu desempenho como um todo. Por isso fica a dica: hora de desacelerar. Esqueça os estudos no dia anterior e se distraia, para chegar mais leve e descansado no momento da prova.