Monday, June 21, 2021
Produtividade

Dicas para estudar online para qualquer prova

33views

Estudar online é sem dúvida um dos maiores ganhos que a internet trouxe para a vida das pessoas.

Sabemos como é complicado depender apenas de material físico e ter de ir a lugares específicos como bibliotecas para ter acesso a conteúdos importantes – e nem sempre conseguir, por causa da rotina de todos os outros compromissos.

Mas aquilo que certamente é um grande aliado no seu dia a dia também pode criar armadilhas e mais prejudicar do que ajudar nos seus estudos. Com algumas dicas para estudar online para qualquer prova, você pode aproveitar ao máximo este período e ter mais sucesso no grande momento.

1 – ESTUDAR ONLINE: CONHEÇA O SEU ESTILO DE APRENDIZADO

Este dica é a primeira e essencial. Pouco vai adiantar os benefícios se sua mente e seu corpo não estiverem preparados para absorve-los.

Antes de começar a rotina de estudos, pense:

  • Em que horário do dia você rende mais para ganhar conhecimento;
  • Se você precisa de um local isolado para estudar;
  • Qual a frequência você poderá ter para os estudos;
  • Quais métodos você absorve melhor: vídeos, imagens, textos.

É se conhecendo que você poderá estudar com mais confiança e se exigir mais em alguns momentos sem parecer desorganizado.

2 – ESTUDAR ONLINE: PLANEJE E CUIDE DA LOGÍSTICA

Estudar de forma continuada, principalmente para provas, não é um ato improvisado ou que podemos decidir começar amanhã. Sua mente, seu corpo e sua rotina devem estar preparados.

Defina no início quanto tempo você terá e planeje o conteúdo da forma como achar mais produtivo, um tema ou vários por dia ou uma mesclagem dos dois métodos, quando fazer revisões. Monte uma agenda e faça uma checagem periódica, para não achar problemas na última hora.

Cuidar da infraestrutura é essencial:

  • A sua internet tem desempenho satisfatório?
  • Você vai precisar de acessórios como microfone e webcam?
  • O ambiente é adequado e o mais ergonômico possível – iluminação, nível de ruído, material de apoio e uma cadeira confortável. Todos estes itens, se não forem bem cuidados, podem prejudicar o seu rendimento.

Importante também medir o seu progresso com os estudos, se algum tema está adiantado ou atrasado, para rever o planejamento.

3 – ESTUDAR ONLINE: CUIDADO COM AS DISTRAÇÕES NA INTERNET

Você estará estudando onde também está o paraíso das distrações. Distanciar-se delas é fundamental para o rendimento online ser o melhor.

Quando for estudar online, feche todos os programas de e-mail e redes sociais para se concentrar nos conteúdos e eventuais conversas online em grupos de estudo ou com professores.

Se você participa de grupos de Facebook sobre o tema do estudo, reserve um tempo fixo no horário para ler mas não deixe conectado. O foco nos estudos deve ser o maior possível, afinal você reservou tempo dos seus dias para alcançar um objetivo. E ele está diariamente mais perto.

4 – ESTUDAR ONLINE: BUSQUE SIMULADOS DE PROVAS

Os sites com simulados de provas e exames são uma excelente forma de ganhar conhecimento direcionado para um objetivo específico.

Ali você tem conteúdo de provas passadas, os temas que mais aparecem e pode:

  • Se acostumar com um ritmo de exame sem a pressão do dia;
  • Criar um tempo de prova para treinar o seu foco, o controle da ansiedade e a técnica de se concentrar nas respostas mais fáceis;

5 – DESCANSE NA VÉSPERA DE PROVAS

O grande dia está chegando. A ansiedade aumenta e tendemos a achar temas que parecem mal explorados – e nem sempre é verdade.

Mas se for, a véspera pode ser uma inimiga. Você vai se esforçar por algo e provocar um cansaço e um estresse que podem prejudicar seu desempenho como um todo. Por isso fica a dica: hora de desacelerar. Esqueça os estudos no dia anterior e se distraia, para chegar mais leve e descansado no momento da prova.

Leave a Response