Empreendedorismo

Espante o Fantasma da Falta de Produtividade

26views

Sabemos que hoje o tempo parece ser cada vez mais escasso. Tendo isso em mente, nem é preciso dizer o quão importante é sermos produtivos em nossa rotina de trabalho. São tarefas para executar, distrações a evitar e prazos cada vez mais apertados a cumprir, e não é incomum muitos de nós pensarmos “Bem que me meu dia poderia ter mais de que 24 horas”, não é verdade?

Quando somos líderes, seja em empresas físicas, em grupos de mastermind ou em grupos de aliança a preocupação com a produtividade é ainda maior. Estamos trabalhando com internet, na internet e nosso “local” de trabalho é uma fonte inesgotável de distrações. Separamos 10 dias para espantar o fantasma da falta de produtividade que serão divididas em 2 postagens: uma hoje e outra semana que vem.

Com essas dicas temos a certeza de que além de melhorar o seu rendimento, você vai descobrir que através de algumas mudanças de habito é possível otimizar nossa rotina de trabalho.

Confira as 5 primeiras dicas da nossa lista:

1 – Evite reuniões desnecessárias

Nada quebra mais a concentração do que ter que parar tudo que se está fazendo para participar de uma reunião, mas a pergunta que eu deixo é a seguinte: Todas essas reuniões são necessárias?

Reuniões são importantes para resolver problemas, discutir sobre determinados assuntos e compartilhar suas ideias, mas não faça das reuniões uma obrigação. Reúna-se com seu grupo quando você de fato tem algo a ser discutido. Reunir-se apenas para cumprir uma obrigação acaba desmotivando toda a equipe.

2 – Redefina sua lista de afazeres

Anote tudo que você precisa fazer em um papel e se pergunte: Eu preciso mesmo fazer isso tudo? – Examine suas tarefas e defina quais são realmente urgentes. Descarte o que for desnecessário. Tente juntar 2 ou mais tarefas para serem realizadas juntas e defina prazos. Anote em um calendário um dia limite para realizar suas tarefas e tente planejar seu dia com pequenas metas a serem batidas, dessa maneira você otimiza seu tempo dentro e fora do ambiente de trabalho.

3 – Confie nos outros

Saiba que quando você faz parte de uma equipe de aliança ou de um grupo de Master Mind você pode delegar tarefas aos outros membros. Juntos tentem descobrir os pontos fortes e as fraquezas de cada um. Trabalhe seus pontos fortes, delegue suas fraquezas para quem parece ter mais facilidade que você e saiba trabalhar em equipe. Lembre-se: não é porque alguém não desenvolve uma atividade da mesma maneira que você que ela está errada, é só outra maneira.

4 – Estabeleça um horário fixo para ler seus e-mails.

Muitas pessoas acham que porque trabalhamos com internet estamos online 24 horas por dia. Isso é errado e extremamente prejudicial para você e seu negócio. Estabeleça um horário fixo no dia para ler seus e-mails e deixe esse horário muito claro aos seus parceiros e clientes. Tendo um horário fixo para realizar essa leitura você minimiza distrações e consegue se dedicar a responder suas mensagens. Outra dica: Nunca deixe de responder suas mensagens, isso é muito chato.

5 – Minimize as distrações online

Não adianta nada transformar o seu escritório em uma fortaleza formando uma verdadeira barreira para as distrações vindas do ambiente externo se você é daqueles que se perde com facilidade dentro da internet.

Alguns períodos de descanso são importantes, mas evite tornar o acesso às redes sociais um hábito prejudicial para o seu trabalho.

Semana que vem daremos outras 5 dicas para otimizar o seu tempo e fugir da falta de produtividade. Fique ligado e comece a colocar essas dicas em prática ainda hoje.

Leave a Response