Manipulação do comportamento do usuário: redação ENEM 2018
Separamos nesse texto algumas informações sobre manipulação do comportamento do usuário na rede, algumas das modalidades em que esse fenômeno se apresenta e quais são os impactos em nossas vidas.
O tema da redação de provas como o ENEM e os vestibulares da Universidades Públicas são sempre muito aguardados por professores e candidatos. Na grande maioria das vezes, os assuntos mesclam temas sociais importantes com situações contextualizadas, e que estão fazendo parte e impactando a rotina dos brasileiros.
Em 2018, o tema da redação do ENEM foi a Manipulação do Comportamento do Usuário na Internet. A escolha da temática se encaixa muito bem no contexto dos últimos anos, quando denúncias sobre a enxurrada de Fake News nas eleições norte americanas (e, posteriormente, nas eleições brasileiras) entraram no foco de uma discussão bastante pertinente: qual é o nível de distorção das informações na rede e como essas alterações visam impactar a rotina e as decisões das pessoas em seu cotidiano.
alt=”manipulação do comportamento”
O que é considerado manipulação de comportamento na internet?
As formas de manipulação de comportamento nas redes têm muito a ver com o consumo de conteúdos falaciosos, que são cunhados com o intuito de inserir informações falsas ou distorcidas na bagagem de conhecimento de cada um.
A Manipulação é uma influência social que pretende alterar a percepção e o comportamento de outras pessoas com uso em táticas desleais, mentiras e informações distorcidas. Os autores das práticas de manipulação, na grande maioria dos episódios, pretendem inserir em sua audiência a perspectiva sobre um assunto, desfavorecendo as opiniões contrárias com base em inverdades.
veja também um artigo que fizemos sobre: A importância de investir em marketing de conteúdo para seu negócio
Como ocorre a manipulação nas redes?
A manipulação surge como consequência de um contexto informacional de amplo alcance e de pouca fiscalização no qual a abundância de informações gera dúvidas e coloca o receptor da mensagem como árbitro diante de suas convicções e crenças.
Surge assim o conceito de Pós-Verdade. A expressão foi cunhada para descrever situações na qual os fatos objetivos têm menos influência na formação da opinião de um indivíduo, sendo que suas emoções e crenças pessoais se tornam mais valorosos para a criação de um conceito do que a própria verdade.
Não se trata de um duelo entre o verdadeiro e o falso, mas sim entre contextos e opiniões, que fazem com que as pessoas deixem de lado as buscas pelos fatos e se apeguem às informações que mais lhe convêm, um movimento que se torna natural (apesar de criticável) em meio a tanta informação disponível a todo o momento. A manipulação do comportamento não tem como base a omissão de fatos, mas sim a criação de informações que aparentam serem verdadeiras, o que para muitos já se torna suficiente para iniciar um processo de disseminação.
As já famosas Fake News operam com base em comportamentos humanos, dentre eles a ingenuidade de alguns, que creem sem questionamento em qualquer conteúdo inserido na web (crença que se sustenta muito na premissa informacional da rede), o gosto pela novidade e a falta de consciência sobre a importância da checagem de fatos.
Esses aspectos, somados com as intenções duvidosas dos produtores de conteúdos manipuladores e suas táticas de criação, criam a equação perfeita para disseminação das informações falsas.
Daí em diante, o público faz sua parte. Todo mundo já se deparou com um amigo ou parente que compartilhou uma informação falsa. Pessoas dotadas de um senso crítico mais apurado podem até investigar a veracidade do assunto, porém, muitos não realizam este procedimento e dão origem à pulverização.
A grande oferta de conteúdos, somada à pulverização cria o ecossistema perfeito para que a sociedade reduza seu senso crítico e passe a tomar como verdade todos os fatos que se encaixam dentro de um tema que é amplamente discutido, como é o caso de eleições, casos de corrupção e/ou ideologias políticas.
O processo completo de manipulação é algo complexo de ser resumido. Envolve questões sociais, psicológicas e familiares. Porém, dentro do universo da internet, a forma de manipulação se dá principalmente com a disseminação das notícias falsas dentro de um contexto nos quais elas surgem como verdades e ganham verossimilhança quando são compartilhadas por pessoas próximas, que se consideram fontes confiáveis de informação.
O que a manipulação do comportamento do usuário pode causar?
As consequências de uma manipulação dependem muito da intenção das pessoas por trás do processo. A motivação pode ser política, ideológica e até mesmo com base em crimes de ódio, como antissemitismo e racismo, porém, não são apenas pautas sociais que são alvos dos criadores de notícias falsas. Há interesses econômicos e especulativos na criação desse tipo de conteúdo. Os impactos das notícias falsas podem favorecer grupos empresariais, partidos políticos e até mesmo pessoas comuns, que podem ser vítimas de boatos e sofrer as consequências da disseminação descontrolada de informações.
Um exemplo bastante conhecido é o caso da Cambridge Analytica. A empresa atuava na mineração de dados e análise de dados e comunicação estratégica, com foco no processo eleitoral. A empresa foi acusada de criar um quiz no Facebook com a única intenção de captar dados e influenciar nas eleições norte americanas.
O caso ocorreu em 2016 e demandou posicionamento até mesmo do Facebook e seu fundador, Mark Zuckerberg. Aqui no Brasil, durante o ano eleitoral de 2018, a quantidade de Fake News captadas por observatórios de jornalismo e agências de fact-checking assustou as autoridades e empresas.
O Whatsapp chegou a veicular uma campanha publicitária para alertar os usuários sobre os riscos de disseminação de Fake News e o tema foi debatido até mesmo no TSE e no STF.
O tema abordado no ENEM pode ser considerado polêmico e complexo, principalmente pelo fato de que a perspectiva sobre o que é manipulação se torna algo difícil de ser definido, ainda mais quando os próprios candidatos podem estar se sujeitando a esse tipo de artimanha sem dar conta do que ocorre com sua formação de opinião. O papel do Estado perante seus cidadãos envolve conscientização e políticas públicas, algo que ainda não é feito massivamente, contudo, o tema da redação do ENEM pode ser considerado o início de um debate social mais aprofundado, principalmente após um ano eleitoral em que a manipulação das informações foi combatida tanto por agências de fact-checking quanto por grandes veículos de mídia e figuras públicas.
Apesar da dificuldade, é um tema muito importante, principalmente quando se percebe que os desdobramentos das Fake News podem trazer consequências importantes para um país, um grupo social ou um indivíduo.