technology

O que é a mesa redonda e como tornar este evento bem sucedido

26views

Um evento nunca é o mesmo que o outro. Os diferentes objetivos de cada equipe organizacional significam que cada um dos eventos realizados ao redor do mundo tem suas características únicas. E um dos modelos de eventos mais usados ​​é o mesa redonda.

Nesse modelo diferenciado, os participantes marcam presença em um espaço mais íntimo e simples, já que o grande foco é diferente: gerar um debate de qualidade para o público presente sobre um determinado tema.

Você quer saber mais sobre o que caracteriza esse tipo de evento e como você pode fazê-lo com sucesso? Então continue lendo até o final.

O que é um evento de mesa redonda?

Se você costuma participar de vários eventos ao longo do tempo, certamente já viu o que é uma mesa redonda. Este é um formato em que uma conversa ou troca de idéias é feita entre os convidados presentes em um tópico específico.

Este nome é devido à estrutura usada, onde as pessoas ficam em torno de uma mesa ou formam um semicírculo voltado para o público. É como a criação de um ambiente característico de uma reunião corporativa, mas no sentido de passar informações ao público que acompanha a discussão.

Por essa característica, um moderador deve estar sempre presente no palco, quem será a pessoa responsável por fazer a discussão entre todos os convidados em torno do tema principal que foi definido.

Faz parte deste modelo definir um tempo para a fala de cada um, com a intenção de impedir que qualquer um dos convidados tenha diálogos maiores que os demais.

Os participantes são atraídos para esses eventos de mesa-redonda quando querem saber mais sobre as opiniões e visões diferentes de especialistas na área relacionada ao tema.

Ou seja, na posição de quem vai comprar a renda para participar, esse evento pode ser a melhor maneira de obter mais informações e atingir um alto nível de aprendizado.

Como fazer uma mesa redonda ser um evento de sucesso

Já que você sabe o que caracteriza o modelo de evento de mesa redonda, dê uma olhada 4 passos principais que você precisa seguir para produzir o seu.

1. Divulgar os participantes da mesa redonda

A grande atração para o público que está presente em uma mesa redonda é a divulgação dos participantes que farão a composição da mesa.

Para atrair mais pessoas, é essencial que você use esses participantes para atrair a atenção e mostrar a relevância do evento. Os especialistas da área e os nomes que você já tem sobre o assunto no mercado são uma boa pergunta.

Mas, para todos os interessados ​​em conhecer o evento, é importante estabelecer uma estratégia completa de divulgação, principalmente usando redes sociais.

2. Definir o tema central

Para que uma mesa redonda funcione bem, ela deve manter o foco central no tema definido anteriormente.

Em eventos que duram mais tempo, pode haver uma lista de tópicos que serão trabalhados durante o horário agendado.

É claro, esses tópicos estarão dentro de uma área mais ampla do conhecimento, como marketing, agronegócio, empreendedorismo, comunicação, entre outros, mas que ajudam a atingir o conhecimento do público-alvo.

3. Selecione o moderador

Um dos componentes mais importantes para o sucesso de um evento no formato de mesa redonda é o moderador do debate. É necessário ter uma série de características que ajudem a ter um evento perfeito, como:

  • Seja carismático no palco;
  • Fale com firmeza para administrar a palestra;
  • Esteja atento ao que está sendo dito para fazer observações sobre o assunto;
  • Envolva todos os participantes da mesa redonda.

É preferível para pessoas que tenham experiência neste tipo de desempenho em eventos. Eles já possuem um nível mais alto de segurança para gerenciar toda a sequência de debates.

Mas também é importante ter pessoas que tenham conhecimento sobre o trabalho dos outros participantes da mesa redonda. No final do dia, quem sabe mais sobre a carreira e desempenho dos convidados vai conseguir fazer um trabalho de moderação mais eficiente.

4. Defina o tempo ideal de duração

Quanto tempo deve durar uma mesa redonda? A resposta a esta pergunta pode variar muito, mas em geral, deve ter cerca de 1: 30h a 2: 00hs de duração.

Nesse ponto, vale a pena conferir outros eventos similares e qual o sentimento do público ao participar deles, tanto em relação ao que foi ouvido durante o tempo quanto na própria duração.

Com eventos de formato único, levar muito tempo para finalizar as atividades pode ser pior do que você imagina, deixando os participantes impacientes, o que faz com que o conteúdo perca um alto nível de comprometimento.

A mesa redonda pode ser usada em outros eventos?

Sim! De fato, a mesa redonda é bastante utilizada em eventos maiores, onde o cronograma definido possui uma série de atividades com diferentes formatos.

Mas não há segredo quando pensamos em um evento inteiro baseado no formato de mesa redonda ou quando esse é um dos modelos escolhidos para estar presente nas diferentes apresentações do evento.

Você entendeu como você pode fazer um evento de mesa-redonda bem-sucedido? Seguindo essas etapas, você pode ter certeza de que fará um evento de qualidade.

Leave a Response