Saturday, July 4, 2020
Curiosidade

O que é Empoderamento?

empoderamento
Empoderamento é uma palavra que deriva da palavra inglesa empowerment. Em tradução livre para o português, esse termo inglês tem o sentido de “delegar um poder” ou o sentido de “fortalecer algo ou alguém”.
45views

Na verdade, muitas pessoas usam a palavra empoderamento sem de fato saberem do que ela se trata. Isso acontece porque a palavra empoderamento está relacionada a algo bom, e quando um termo representa algo bom, é fato que muitas pessoas tendem a usá-la de forma indiscriminada. Ou seja, usar sem critério.

Em alguns casos, a palavra empoderamento chega até mesmo a ser usada com um significado diferente, apenas para entrar em um contexto em que a pessoa queira impressionar com o seu discurso.

Para você que quer usar a palavra empoderamento, mas não quer errar e quer saber como usá-la com o sentido certo, continue lendo esse artigo logo em seguida.

Afinal, o que é empoderamento?

Empoderamento é uma palavra popular, muito utilizada em diversos discursos, mas uma boa parte deles não emprega a palavra da forma como ela deveria ser aplicada.

Por isso, para não cometer erros e finalmente entender qual é o real significado de empoderamento, continue lendo esse artigo logo a seguir.

A seguir, vamos explicar não apenas o que é, mas também como você pode usar essa palavra da forma mais correta possível.

O conhecimento do real significado das palavras pode mudar a sua vida e, principalmente, o modo como você se comunica com as outras pessoas. Então, confira logo em seguida para descobrir o que é empoderamento de uma vez por todas.

O empoderamento nada mais é do que um processo em que, através da conscientização e do acesso à informação, é concedido o poder para uma pessoa. Ou até mesmo para um grupo específico de pessoas.

Mas é claro que o significado envolve questões ainda mais profundas e complexas. Para entender realmente o que é, precisamos saber em primeiro lugar de qual poder nós estamos falando. Ou seja, a que tipo de poder estamos nos referindo.

Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, ser uma pessoa empoderada não quer dizer ser uma pessoa que tem privilégios na sociedade ou que é dominante em alguma situação social. Na verdade, isso tem pouco a ver com empoderamento.

Para ser uma pessoa empoderada, você não precisa exercer nenhum tipo de poder sobre uma outra pessoa. Então, empoderamento não tem nada a ver com ter poder sobre outra pessoa. Não é nada disso.

Empoderamento é uma palavra que deriva da palavra inglesa empowerment. Em tradução livre para o português, esse termo inglês tem o sentido de “delegar um poder” ou o sentido de “fortalecer algo ou alguém”.

Definindo Empoderamento

Uma pessoa pode se empoderar simplesmente exercendo um poder sobre si mesma. Um poder sobre o seu próprio corpo. Um poder sobre a sua própria mente. Um poder sobre as suas próprias capacidades físicas, mentais e sociais. Isso sim é empoderamento. E nem sempre isso depende da condição financeira ou social. Em muitos casos, uma pessoa pode se tornar empoderada simplesmente descobrindo coisas sobre si mesma que anteriormente não sabia.

Sendo assim, temos que uma das melhores formas para se definir o que é empoderamento é dizendo que empoderamento é a capacidade natural ou adquirida durante a vida de desempenhar uma ação de forma consciente.

Empoderamento está bastante relacionado com o autoconhecimento. Ou seja, com a capacidade de conhecer a si mesmo, os seus pontos fortes e os seus pontos fracos, as suas vantagens e as suas desvantagens.

Em outras palavras, podemos dizer que o grande objetivo do empoderamento, seja um empoderamento pessoal ou um empoderamento coletivo, é o de promover uma mudança, independentemente de ser uma mudança mais geral ou uma mudança mais específica.

O foco da mudança que o empoderamento provoca deve ser a igualdade entre as pessoas. Por isso, em muitas oportunidades, está ligado a discursos de justiça social. E sim, está relacionado ao ideal de igualdade dentro dos meios sociais dos quais as pessoas fazem parte.

Como o empoderamento surgiu?

O termo não é exatamente novo. Na verdade, essa palavra já existe na língua inglesa há bastante tempo.

Empoderamento é uma palavra que deriva da palavra inglesa empowerment. Em tradução livre para o português, esse termo inglês tem o sentido de “delegar um poder” ou o sentido de “fortalecer algo ou alguém”. É esse o significado original da palavra no vocabulário inglês.

Até o ano de 2012, a palavra Empoderamento não era muito popular na língua portuguesa. Pelo menos, não no português que é falado aqui no Brasil.

A partir desse ano, acontecimentos de contexto social, como os protestos de junho de 2013 por exemplo, nas ruas e na Internet acabaram por popularizar a palavra e, principalmente, o termo “empoderamento feminino”.

O movimento feminista adotou a palavra empoderamento como se fosse um mimo e a usou para popularizar a causa das mulheres no país. Com isso, a palavra ganhou cada vez mais força nas redes sociais e essa situação favoreceu que muitas pessoas começassem a conhecer essa palavra e o seu significado.

Foi então que esse termo passou a ser de interesse de vários meios sociais, especialmente no mundo corporativo. Afinal, é uma discussão antiga a necessidade de se ter mulheres cada vez mais atuantes e reconhecidas no mercado de trabalho.

Empoderamento e o Movimento Feminista

Embora não seja um termo que esteja restrito ao movimento feminista, é válido ressaltar o quanto o conceito de empoderamento ajudou a causa das mulheres a se popularizar em diversos setores da sociedade.

De fato, a palavra empoderamento ganha muito mais força quando ela é relacionada com as causas dos grupos sociais menos favorecidos. Dentre eles, está o grupo das mulheres.

É exatamente por meio do empoderamento feminino que as mulheres passam a entender melhor quais são os papéis que elas devem ocupar na sociedade. Dessa forma, as mulheres conseguem se posicionar melhor sobre várias questões sociais, exigindo serem tratadas da forma como devem. Ou seja, de igual para igual com os homens.

Apesar disso, empoderamento não é um termo exclusivo para uso dos movimentos feministas pelo mundo. Qualquer pessoa que pratique melhor o seu autoconhecimento e entenda as suas origens sociais como pontos motivadores na busca por uma jornada mais ativa na sociedade está sendo inclusa em um processo de empoderamento, seja mulher ou homem, hetero ou gay, branco ou negro, alto ou baixo, e assim por diante.

Agora que você já sabe o que é empoderamento, comece a praticar isso na sua vida. Se empoderar é necessário para descobrir o seu lugar na sociedade e passar a exercê-lo com mais qualidade e competência.

1 Comment

Leave a Response