EmpreendedorismoNegócios

Trabalhe no Rio de Janeiro: Oportunidades em todas as épocas do ano

oportunidade emprego temporario rio de janeiro
150views

A alta temporada de verão, entre os meses de Dezembro e Fevereiro, é a época na qual mais surgem oportunidades de emprego temporário no rio de janeiro, sendo eles, na grande maioria, temporários, mas com possibilidade de efetivação. Ainda assim, não quer dizer que durante as outras épocas do ano não surjam oportunidades esporádicas para aqueles que precisam fazer um pé de meia.

Em diversas cidades, tanto no litoral, quanto no interior fluminense, as atividades turísticas e corporativas fervilham a economia, gerando empregos. No post de hoje, selecionamos três áreas para prestar atenção e ativar as notificações nos sites de emprego e redes sociais profissionais caso você tenha interesse e experiência para cumprir as funções. Também apresentamos dicas sobre quais características são exigidas em cada uma dessas vagas e como começar a se inserir nestes setores. Confira:

 

Eventos para Trabalhar no Rio de Janeiro

 

emprego temporario rj eventos

 

Quando pensamos nos grandes eventos que o Rio de Janeiro recebeu nos últimos anos, ficamos impressionados com a importância dessa cidade para o Brasil e para o Mundo. No entanto, não só eventos esportivos, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas que são sediados na região.

Inclusive, o Rio de Janeiro não é a única cidade do Estado que recebe diversos eventos de grande porte. Niterói, Volta Redonda e Campo dos Goytacazes também possuem grandes centros de convenções que recebem eventos de negócios, conferências internacionais, feiras e seminários. 

Geralmente, a temporada de eventos corporativos vai de Junho à Setembro, e está intrinsecamente ligada com a baixa temporada dos hotéis, que recebem menos turistas.

Pensando nesta sazonalidade, muitos hotéis criaram verdadeiros centros de eventos em seus estabelecimentos, e promovem ofertas para empresas e associações que precisam deste tipo de espaço para operacionalizar seminários, conferências ou rodadas de reuniões de negócio. Para um funcionamento eficiente e completo, além da estrutura diferenciada, os hotéis passam a contratar pessoal especializado que possa atender a todos os tipos de demanda e particularidade dos eventos. 

De modo geral, buscam-se profissionais da área de hospitalidade, ou seja, com formação em hotelaria, seja técnico ou bacharel, mas que também apresentem características diferenciadas. Pessoas que conheçam vários fornecedores de confiança, que saibam exercer funções de cerimonialista e que realmente sejam camaleões em produções de evento, sabendo coordenar desde eventos sociais (como casamentos e festas de 15 anos) a eventos corporativos, acabam se destacando.

Se você tem interesse em se qualificar para vagas nesta área, o Senac Rio oferece cursos gerais de Cerimonial e Protocolo e Organizador de Eventos. Quem não tem tempo para fazer um curso presencial também pode atender ao curso à distância da Unopar de “Gestão, Planejamento e Organização de Eventos”, e para quem já tem um bacharel e quer se aperfeiçoar de um MBA pode atender ao curso da Universidade Estácio de Sá.

 

Museus para Trabalhar no Rio de Janeiro

 

emprego temporario museu rj

Apesar da tragédia que acometeu o Museu Nacional do Brasil no último ano, o Rio de Janeiro é conhecido pela qualidade e variedade de atrativos culturais em seu território. São diversos os tipos de museus, para todos os gostos e idades. Entre os históricos, destacam-se os Museus Imperiais de Petrópolis e as Fazendas Cafeicultoras, como a Fazenda da Taquara, em Barra do Piraí.

Quem gosta de história militar, pode desfrutar as diversas Fortalezas cuja manutenção é responsabilidade da Marinha, além dos Museu Militar de Resende. Para os fãs de arte clássica recomendamos procurar oportunidades de emprego temporário o Museu Nacional de Belas Artes e os que preferem arte moderna o Museu de Arte Contemporânea de Niterói. Na área científica, o Museu do Amanhã e o Museu Aeroespacial se destacam. 

Ufa! Quantas opções, certo? Isso que ainda nem citamos os museus esportivos, como os da CBF, do Fluminense e do Flamengo, e os diversos museus Ecológicos, como o Museu Arqueológico Sambaqui da Tarioba, em Rio das Ostras. Esta última cidade, inclusive, possui diversos museus e tem sofrido com a falta de profissionais qualificados para dar continuidade a eles. Se você acha que encontrará oportunidades de emprego em Rio das Ostras, que tal dar uma olhadinha em opções de locais para morar  na cidade? 

Com essa grande variedade de museus à disposição durante todo o ano, são comuns vagas na área de Museologia, ou específicas como Pesquisador em setores da Biologia, História, Arquivologia entre outros. Para essas vagas, é exigida a formação na área de atuação específica, por conta da necessidade de padrões de manuseio de objetos expostos e de conhecimento prévio sobre cada um dos campos foco do museu.

No entanto, há oportunidades para quem quer trabalhar como guia tanto dentro do museu quanto em empresas especializadas, de turismo tradicional e pedagógico, que exigem certificações mais simples, como as oferecidas pelo Senac Rio em seu site

 

Trabalhar como Guia de Trilhas no Rio de Janeiro

 

emprego guia de trilhas rj

Durante todo ano pessoas buscam conhecer as belezas naturais do estado do Rio de Janeiro. Fora da temporada de verão, inclusive, é a época mais procurada para aqueles que realmente buscam por um turismo de aventura de qualidade, visto que é quando o clima está mais ameno e as cidades menos agitados, logo, os preços de passagens e estadia estão mais em conta. 

Esse setor tem muito para ser explorado, levando em conta que regiões como a serra fluminense, próxima a Teresópolis e Petrópolis, atraem muitos turistas do ramo do alpinismo, que exigem equipamentos e acompanhamentos mais personalizadas para auxiliar na montagem do trajeto de trilha.

O mesmo serve para a região de Arraial do Cabo, que conta com diversas trilhas riquíssimas em beleza, mas que são orientadas para serem seguidas apenas sob acompanhamento de guia. Por este motivo, muitos entusiastas têm se mudado para a cidade, além de, claro, a qualidade de vida que ela oferece. Se você também está pensando em se mudar para Arraial do Cabo e busca por casas residenciais na região, clique aqui e conheça diversas opções. 

Para atuar como guia de trilhas, no entanto, é importante que a pessoa tenha disposição física, conhecimento sobre como se localizar dentro das trilhas e o que fazer em caso de emergência. Um curso de primeiros socorros também é diferencial. Se você quiser se aprofundar mais na área, o Senac do Rio de Janeiro oferece um curso especializado em Turismo de Aventura. 

De modo geral, é importante sempre estar buscando por conhecimento, especialmente nas áreas que já temos experiência e interesse, para então aliar os nossos pontos fortes com os setores que estão em crescente geração de emprego. Seja persistente e não descarte a possibilidade de empreender nestas áreas também. Com foco, dedicação e disciplina, você encontrará o seu emprego ideal.

 

Gostaram do artigo? Então deixe logo abaixo seu comentário!

Leave a Response