Desde adolescente, quando ainda contava as horas para receber a mesada dos pais, o advogado Rafael Moura economizava dinheiro para comprar um carro. Pragmático, o jovem só queria adquirir o veículo se fosse à vista, mas constatou, aos 23 anos, uma triste realidade: teria que economizar por pelo menos mais três anos para realizar o sonho. O então estudante de direito não se deixou levar pela frustração, pesquisou sobre outras formas de conseguir um carro e decidiu investir num consórcio. A alternativa deu resultado imediato: “Não quis esperar pelos sorteios mensais. Usei parte do dinheiro que já tinha economizado e dei um lance na primeira assembleia do consórcio. Em pouco mais de 15 dias já estava com as chaves na mão”, explica.
A ausência de juros foi o fator determinante para a escolha do advogado. “Pesquisei bastante para descobrir a melhor maneira de comprar meu carro e escolhi o consórcio, principalmente pela economia. Como não há cobrança de juros, o valor final do carro fica muito mais em conta”, afirma.
Assim como Rafael, milhões de brasileiros compram o carro por meio de um consórcio, que consiste em um grupo de pessoas, organizado por uma empresa administradora, que se une para pagar um valor mensal e adquirir o veículo. De acordo com a Abac (Associação Brasileira de Administradoras de Consórcio), o consórcio de veículos leves (automóveis, camionetes e utilitários) registrou crescimento de 56% no número de novas cotas no primeiro semestre de 2011.
Veja abaixo cinco motivos para você utilizar essa forma de investimento:
1 – Se você não tem dinheiro para comprar à vista, o consórcio é a forma mais econômica de comprar um carro
Essa o advogado Rafael Moura já explicou: nos consórcios, não são cobrados juros. Além disso, não é preciso pagar entrada. Você deve arcar apenas com a taxa de administração. A CAIXA CONSÓRCIOS tem uma das taxas mais atrativas do mercado: 14% do valor da carta de crédito no plano de 70 meses.
2 – Menos burocracia
Você não precisa comprovar renda mensal para adquirir um consórcio de automóvel
3 – Contratação pode ser conjunta
É possível que, num único contrato, a contratação seja por uma ou mais pessoas, parentes ou não, que desejam adquirir um carro. Ou seja, você pode comprar o carro junto seus familiares ou amigos
4 – Lance diluído
Quem é contemplado por lance pode continuar pagando pelo mesmo prazo contratado, mas com valores bem menores. Foi o caso de Rafael: “Como dei um lance, minhas prestações diminuíram consideravelmente. Pago por um carro o valor da prestação de uma moto”.
5 – Educação financeira
O consórcio obriga o participante a economizar todos os meses. O dinheiro que poderia ser gasto em coisas supérfluas é investido para a compra do carro.