Curiosidade

Por Que Tinta De Impressora É Tão Cara

porque tinta de impressora e tao cara
18views

Descubra Agora Mesmo porque tinta de impressora é tão cara!

porque tinta de impressora e tao caraNa hora de comprar tinta de impressora(veja) é comum que as pessoas se “assustem” com seu valor, afinal de contas, ele se demonstra bastante elevado.

Para muitos é difícil acreditar que um cartucho com apenas 2 ml de tinta preta pode chegar a custar 47 reais – dependendo da marca.

Isso porque as coloridas costumam ter um valor ainda maior, uma vez que, são três cores em um único recipiente.

Logo, se você parar para pensar o litro desse produto (mencionado acima), sairia a cerca de 23.500 reais. Parece absurdo não é mesmo?

Sendo assim, neste artigo vamos abordar o assunto a fundo e explicar esse valor, bem como, dar dicas de como pagar mais barato!

 

Por Que Tinta De Impressora É Tão Cara?

Acima, falamos sobre o valor de apenas 1 cartucho de tinta preta com 2 ml que custa cerca de 47 reais, certo?

O cálculo estimativo é de que um litro sairia a 23.500 reais. Mas, devemos considerar que o valor não inclui apenas o preço da tinta em si.

No cálculo são cobrados ainda o custo de embalagem, o material e a caixinha que chegam até você.

Bem como, o seu processo de embalagem em si. Além disso, considera-se o valor da indústria como um todo, no processo de fabricação da tinta e todos os demais custos envolvidos.

Nós fizemos a conta e reduzindo tudo isso. Chegamos ao valor real da tinta preta e temos que seu litro custa em média de 5 a 6 mil reais.

Já a colorida fica um pouco mais cara, mesmo que vindo na mesma quantidade. Assim sendo, sua média é de 10.300 a 12.300 reais por litro.

O Que Determina O Preço Da Tinta De Impressora?

Caso você não saiba, a tinta de impressora possui um valor maior do que o petróleo, um dos produtos de indústria mais caros.

No entanto, ao contrário do que muitos pensam, seu valor é justificável. Existem diversos motivos para isso, desde fabricação até a qualidade.

De forma resumida, o principal motivo a ser considerado é a tecnologia da tinta que precisa permanecer estável em sua forma líquida por pelo menos 18 meses.

Isso porque logo após sua fabricação ela será embalada. Em seguida, o produto é encaminhado para uma loja e fica à espera de um comprador.

Assim sendo, a fim de manter qualidade e impedir alterações, sua tecnologia de ponto gera altos custos ao fabricante.

 

Tinta De Impressora x Máquina De Impressão

Quando consideramos toda essa questão da tecnologia, muitos se perguntam o porquê da impressora ser então “tão” barata se comparada ao seu cartucho?

Por exemplo, existem hoje impressoras a menos de 200 reais. Ou seja, o valor de quatro cartuchos apenas.

A estratégia é bastante simples: as empresas basicamente levam prejuízo na venda de impressoras e recuperam esse valor posteriormente com a venda dos cartuchos.

Uma vez que, eles alegam que apenas tinta original deve ser utilizada nas suas máquinas, na intenção de monopolizar o mercado.

 

Conclusão

Vimos neste artigo como a tinta de impressora possui um alto custo de produção e ainda vendida com uma alta taxa de lucro. Fazendo seu preço final ser bastante caro.

Isso porque as empresas vendem suas impressoras por um valor muito barato e levam prejuízo. Mas, levam ainda mais do que o valor do “prejuízo” com os cartuchos!

A alta venda de impressoras faz com que as pessoas recorram cada vez mais a recarga de tintas e, façam isso até mesmo no conforto de casa ao comprar em lojas virtuais.

Como, por exemplo, a Top Recargas que possui os melhores preços do mercado, ainda mais quando comparamos ao valor cobrado em “lojas de recargas”.

Ainda possui alguma dúvida sobre esse assunto? Deixe-a nos comentários para que possamos esclarecê-la.

 

Leave a Response