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Que tipo de perguntas fazer no pós-evento?

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Todo organizador do evento deve verificar o sucesso do seu evento. E para isso, é essencial ter um bom volume de dados e informações sobre a avaliação do público. Um dos resultados é usar o questionário ou pesquisa no pós-evento. Mas o modelo de pesquisa para escolher?

É comum ter uma baixa taxa de resposta quando não fazemos um bom trabalho, com foco em deixar os participantes à vontade para responder a cada uma das perguntas. E para ter esse resultado, A escolha do modelo de pesquisa correto é fundamental.

Mas, para ajudar você a ter um acompanhamento dos pontos que ajudam você a entender se realmente alcançou seus objetivos, vamos apresentar aqui neste conteúdo quais são os melhores perguntas para fazer em seu modelo de pesquisa e quais pontos você não pode perder.

Por que usar um modelo de pesquisa após o término do evento?

O feedback público, principalmente em grandes eventos, é muito mais simples se você puder usar um modelo de pesquisa para eventos. E temos que admitir, são as respostas e comentários do público que indicarão se conseguiram fazer um evento de sucesso.

Você parou para imaginar como seria trabalhoso ter várias pessoas durante o evento para coletar essas informações? Sabemos que ainda existem eventos que adotam essa alternativa, mas o trabalho manual leva muito tempo e esforço para ser concluído.

E observe que, seguindo esse modelo, ainda há a desvantagem de ter um tempo precioso de cada participante durante o evento para responder à pesquisa. Nesse momento da abordagem, a percepção do evento como um todo torna-se negativa.

É por tudo isso que o modelo de pesquisa, enviado após o grande dia, ajudar o criador do evento a ter sucesso, identificando se conseguiu atingir tudo o que era esperado. Sem essa informação, não há clareza sobre os números e resultados.

4 pontos que devem estar no seu modelo de pesquisa para eventos

Vamos agora saber quais são os pontos mais importantes e quais são indispensáveis ​​no seu modelo de questionário enviado no pós-evento.

1. Respostas com notas de 1 a 5

Vamos começar nossa lista de tópicos que devem estar presentes no modelo de pesquisa de evento falando sobre as perguntas que o participante exige uma nota.

Sempre nos acostumamos a responder perguntas que envolvem uma nota com algo entre 0 e 10. Mas, para ter uma visão completa sobre a percepção do público em cada um dos itens do evento que você quer avaliar, é importante reduza este volume de opções para notas entre 0 e 5.

Mas por que isso é importante? Precisamente porque é muito mais simples identificar o que cada resposta representa para o evento. No caso, quem responde com nota 5, é promotor de seu evento e adorou tudo que foi entregue durante o grande dia.

Uma resposta 4 mostra que o evento foi bem avaliado, mas havia alguns pontos que poderiam ser melhorados. A nota 3 ajuda a saber que a posição do participante é neutra, sem aprovar o evento, mas também sem dizer que ele era péssimo.

A partir da nota 2 abaixo, já é uma indicação de que a experiência não foi boa no evento. Se o volume de opções é maior, é muito mais complicado fazer essa divisão. Uma nota 6 ou 7, por exemplo, representa algo neutro, é uma boa nota ou é algo ruim?

Com esta dúvida, é claro que o modelo com pontuação de até 5 funciona bem para pesquisas pós-evento.

2. Peça uma avaliação dos elementos mais importantes do seu evento

Entre os objetivos do evento, ainda definidos na fase pré-evento, o que estava presente na sua lista de prioridades que podem ser avaliadas através da pesquisa enviada aos participantes?

Se a ideia do evento era levar ao público o conteúdo de máxima qualidade, peça para avaliar a qualidade das palestras apresentadas. Se o objetivo central era gerar networking entre todos os participantes, é importante ter um tópico sobre o assunto presente em sua pesquisa.

Mas lembre-se sempre de ser específico. Evite fazer muitas perguntas gerais, sem um foco específico.

3. Varie o estilo de resposta

Como vimos, as respostas com notas para determinadas perguntas da pesquisa são o melhor modelo de avaliação. Mas você não pode ter um modelo de resposta única para todas as perguntas.

Esse erro permitiria que os participantes entrassem em um fluxo desagradável nas respostas. A qualquer momento, os cliques nas notas seriam mais automáticos do que se pensava.

Portanto, é essencial que você também alterne os estilos das respostas na pesquisa. Coloque diferentes opções, como:

  • Respostas entre terrível e ótimo;
  • Crie listas de verificação para o participante escolher qual dos elementos foi melhor para ele durante o evento;
  • Invista em perguntas abertas.

Receber respostas abertas acaba quebrando a ideia de automação desse processo ao analisar os resultados, mas é um item importante para entender, de forma clara, qual a visão de cada um sobre o evento.

4. O participante indicará o evento para outras pessoas?

Para ter ainda mais certeza sobre o volume de contatos que estão com o perfil dos divulgadores do evento, há uma questão que precisa estar presente no seu modelo de pesquisa. É questão de indicação.

No final, será que o público que esteve presente na última edição estaria disposto a divulgar seu evento para outras pessoas?

Quem está disposto a responder positivamente a esta pergunta já mostra que pode ser de grande importância atrair mais participantes na próxima edição.

Você pode até usar essa resposta para gerar uma série de ações, com cupons de desconto exclusivos, por exemplo, para mostrar o quanto a resposta fornecida teve um impacto positivo na organização do evento.

Modelo de pesquisa para eventos: 5 perguntas prontas que não podem ser perdidas

Para tornar o seu trabalho ainda mais fácil, também preparamos um modelo modelo de pesquisa predefinido para que você possa criar e já produzir seu próprio modelo de pesquisa.

Existem 5 perguntas indispensáveis, que devem ser complementadas, mas já fornecem uma base e direção do que pode ser seguido.

  1. Qual é a nota geral que você dá para o evento como um todo? (nota 1 a 5);
  2. O que mais chamou sua atenção no evento? (lista de opções);
  3. Qual a sua avaliação sobre a aplicação do evento, o principal canal de comunicação com o público? (nota 0 a 5);
  4. Você indicaria o evento para outras pessoas? (Sim, talvez ou não);
  5. Que ponto você precisa melhorar para a próxima edição do evento? (resposta aberta)

Não exagere no volume de perguntas do modelo de pesquisa!

Para o seu modelo de pesquisa, as perguntas devem estar sempre relacionadas aos objetivos da organização do evento.

Se a ideia é reunir informações, por exemplo, sobre o conteúdo apresentado durante o evento, uma vez que é considerado o carro chefe para atrair o maior volume de participantes, é importante fazer uma série de perguntas.

Mas lembre-se de que quanto maior o número de perguntas, menor a probabilidade de que todos respondam. Passar algum tempo falando sobre o evento que você já participou pode não ser tão atraente para o público. Não esqueça essa sugestão!

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