Saturday, July 4, 2020
Marketing Digital

Saiba como aplicar estratégias de Inbound Marketing para seu negócio

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O Inbound Marketing é um dos principais pilares do Marketing Digital para atrair o público de maneira orgânica, afinal, possui estratégias inteligentes e que agregam muito para a marca, assim como para os consumidores.

É importante entender o seu conceito e saber aplicá-lo, pois suas técnicas são voltadas para a disseminação de informação e também para melhorar o posicionamento da empresa no meio digital.

Por isso, neste artigo, vamos falar a respeito do conceito de Inbound Marketing, diferenciá-la do Outbound, mostrar alguns exemplos e falar sobre suas possibilidades e desafios de aplicação em diferentes setores. Acompanhe!

O que é Inbound Marketing?

O Inbound Marketing tem como missão atrair, converter e encantar clientes. Também conhecido como “Marketing de Atração”, ele se difere do conceito tradicional de publicidade, pois está focado no relacionamento entre marca e público-alvo.

Por estar concentrado em atrair clientes, ele vai fazer com que as pessoas se interessem por uma  maquina de cafe expresso profissional 2 grupos por meio de estratégias de marketing de conteúdo, SEO e as redes sociais, por exemplo.

Inbound vs. Outbound

A partir disso, é possível observar a diferença entre o Inbound e o Outbound Marketing, mas para que você possa compreender melhor, podemos conceituá-los da seguinte forma:

Inbound

  • Comunicação aberta;
  • Produto encontrado pelas pessoas;
  • Relacionamento duradouro;
  • Maior engajamento.

Outbound

  • Comunicação unilateral;
  • Produto anunciado para uma grande audiência;
  • Oferta direta;
  • Menor engajamento.

Exemplo de Inbound Marketing

Um bom exemplo dessa estratégia são as newsletters. Nelas, as marcas podem divulgar conteúdos informativos ou promocionais, como no caso de uma farmácia de manipulação que fale sobre labirintite remedio homeopatico, entre outros assuntos relacionados.

O objetivo não é vender, mas abordar pautas do interesse do público-alvo, como resumo semanal de artigos do blog, promoções do mês, avisos de promoções e brindes e as novidades da área.

Exemplo de Outbound Marketing

Um exemplo clássico de Outbound é a veiculação de anúncios pagos no Google e no Facebook. 

Eles não carregam conteúdos informativos e seu intuito é vender. Se usado junto ao Inbound, pode ajudar um novo negócio a divulgar sua marca na internet.

Possibilidades de uso do Inbound

Existem várias estratégias dentro do Inbound Marketing que devem ser colocadas em prática em seu negócio, tais como:

1 – SEO

SEO (Search Engine Optimization, ou otimização para mecanismos de busca), é um conjunto de estratégias que visam melhorar o posicionamento de um site ou blog de uma empresa nos buscadores.

Isso ocorre por meio de sites responsivos – que podem ser visualizados pelo celular – uso de palavras-chave e URL amigável.

2 – E-mail marketing

O e-mail marketing é uma possibilidade de comunicação mais próxima. 

Por meio dele, uma fabricante de injeção de alumínio sob pressão pode compartilhar conteúdos informativos, newsletter, enviar e-books e trabalhar o lead no funil de vendas.

3 – Blog

Os blogs são páginas que visam veicular conteúdos de valor que têm como missão engajar o público-alvo e aumentar a autoridade da marca naquilo que ela faz.

É diferente do site, pois seu objetivo não é vender, mas, sim, entregar ao público-alvo um material rico e relevante dentro dos conceitos do Marketing de Conteúdo.

4 – Marketing de Conteúdo

Este está entre as principais estratégias do Inbound, pois é ele que vai levar até as pessoas informações do interesse delas. 

É trabalhado de maneira direcionada e tem como missão educar e informar o público a respeito de assuntos relacionados à marca.

Por exemplo, se o usuário pesquisar sobre cadeira gamer boa, ele quer saber mais do que preço, pois busca informações como características, quais são as mais adequadas a sua necessidade e outros detalhes que são abordados em um conteúdo.

Desafios do Inbound

O Inbound Marketing, assim como qualquer outra estratégia, também tem seus desafios. 

Um deles é entender a resistência do cliente. Ou seja, como, mesmo em meio às estratégias adequadas, ele continua desinteressado.

O tempo de efeito também é algo que intriga muitos negócios que estão começando agora. O Inbound Marketing é uma estratégia orgânica, por isso, ele vai levar mais tempo. Dessa forma, é necessário paciência para colher os resultados desejados.

Conclusão

Trabalhar com Inbound Marketing é necessário para empresas de qualquer setor, uma vez que ele está acompanhando o novo comportamento do consumidor.

É necessário que as marcas entreguem conhecimento e valor, para conquistar a confiança do público em meio a uma concorrência forte na internet.

Dessa maneira, esse marketing de atração visa trabalhar a marca e seu público, de modo a estimular e melhorar o relacionamento entre eles, melhorando o fluxo de vendas e novas oportunidades.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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