Saturday, July 4, 2020
Marketing Digital

Saiba como fazer uma análise SWOT para sua loja virtual

Saiba como fazer uma análise SWOT para sua loja virtual
Saiba como fazer uma análise SWOT para sua loja virtual
124views

Você sabe qual é a importância de uma análise SWOT para o bom funcionamento da sua loja virtual?

 

Independentemente do setor em que se atua, é indispensável que o proprietário da empresa esteja sempre antenado, sabendo o que pode fazer sentido para a sua loja virtual, de modo a complementá-la e eliminar aquilo que pode estar trazendo prejuízos.

 

Nesse cenário, entra a análise SWOT, uma ferramenta fundamental para quem reconhece que é preciso seguir as novidades do mercado, de maneira a possibilitar melhores frentes de atuação e o alcance de resultados mais consistentes.

 

Para quem possui uma gráfica online, por exemplo, pode ser essencial aplicar a análise SWOT como uma forma de potencializar as vendas de impressão adesivo

 

Isso ocorre porque essa ferramenta permite entender uma série de fatores internos. 

 

Se você quer entender o assunto de modo mais completo, percebendo assim a necessidade de fazer uma análise no seu negócio, siga na leitura deste artigo para ampliar os seus conhecimentos sobre o tema. 

O que é uma análise SWOT?

Que uma empresa precisa passar os seus processos internos por ajustes periodicamente, disso ninguém duvida.

 

Afinal, quanto mais a tecnologia atua no mundo, mais os estabelecimentos precisam adaptar para seguir as tendências de mercado e conseguir, assim, destacar-se no seu segmento. 

 

Para que uma cabeleireira especializada em alongamento fio a fio possa oferecer serviços cada vez melhores e recentes, ela precisa passar por constantes atualizações técnicas, fazendo cursos que vão mostrar as novidades desse procedimento. 

 

Com uma loja virtual isso não é diferente. E a análise SWOT é uma ferramenta fundamental para que um e-commerce possa garantir uma atuação mais eficaz e conquistar bons resultados em termos de venda e de faturamento. 

 

A análise SWOT é composta de quatro elementos, sendo eles:

  • Forças;
  • Fraquezas;
  • Oportunidades;
  • Ameaças.

 

Uma investigação apurada sobre esses quatro pontos de uma loja virtual, pode ser a chave principal para que problemas sejam eliminados e soluções sejam aplicadas. 

 

Sendo assim, a análise SWOT age para que um e-commerce possa implementar melhorias nos seus processos e garantir que os objetivos do negócio possam ser cumpridos.

Como aplicar uma análise SWOT na sua loja virtual

Os quatro pontos fundamentais da análise SWOT permitem apurar de modo consistente as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças presentes em uma loja virtual especializada em catraca para academia, por exemplo. 

 

Isso porque, cada um desses elementos, pode trazer informações importantes sobre o negócio, conforme veremos a seguir. 

1. Força

A força da sua loja virtual pode ser medida pelas características mais marcantes dela, que se tornam o diferencial da marca. 

 

A tecnologia presente no site, o atendimento ao público e a variedade de produtos podem ser fatores que influenciam positivamente no seu e-commerce, e que devem ser mantidos para garantir o sucesso da sua loja. 

 

Ao reconhecer as forças do seu negócio, você o mantém competitivo e conquista um bom posicionamento no mercado.

2. Fraquezas

Identificar quais pontos podem ser um problema para a sua atuação, é parte da análise SWOT. 

 

Ataques de hackers para roubar dados de cartão de crédito, depender de serviços de transporte que podem atrasar uma entrega e a impossibilidade de o comprador verificar o produto mais de perto, são alguns fatores que podem ser considerados fraquezas. 

 

É preciso encontrar soluções para elas. Uma gráfica online, por exemplo, pode criar uma apresentação especial do seu crachá de evento, onde o cliente visualiza o item por vários ângulos, o que faz ele ter uma noção melhor do que está adquirindo. 

 

Identificar as fraquezas é o melhor passo para buscar melhorias. 

3. Oportunidades

Entender o seu segmento é a melhor forma de encontrar oportunidades para a sua loja virtual. O próprio formato de negócio online pode ter sido uma forma de aumentar as vendas do seu estabelecimento físico. 

 

As oportunidades podem ser encontradas com pesquisas de mercado. Isso pode ser visto quando o gestor da loja virtual percebe que ele faria mais vendas se tivesse um serviço de retirada no seu endereço físico, por exemplo. 

 

Ao identificar oportunidades, os resultados da sua loja virtual podem ser otimizados.

4. Ameaças 

As ameaças são compostas por elementos externos, que podem prejudicar o seu e-commerce. Alguns exemplos são a abertura de novos concorrentes, a implementação de leis que mudem a essência da venda online, e os serviços de entregas demorados. 

 

Saber o que pode ameaçar o seu negócio é a melhor maneira de se preparar para atuar em situações adversas. 

 

Nesse cenário, é possível perceber como uma análise SWOT torna-se uma ferramenta de grande importância para o seu e-commerce.

 

Se você ainda não fez a sua, aproveite para começar o quanto antes, garantindo o sucesso da sua loja virtual de modo mais eficaz e estratégico.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Leave a Response