Negócios

Saiba como se relacionar com as pessoas no ambiente de trabalho

Empatia e gentileza são características valorizadas no mundo corporativo. Foto: iStock, Getty Images
237views

No mundo corporativo, as habilidades técnicas são indispensáveis para construir uma carreira. Mas só isso não é suficiente. As relações humanas também são importantes na reputação profissional. É por isso que saber como se relacionar com as pessoas no ambiente de trabalho pode ser um diferencial.

Um levantamento feito com mais de 400 executivos de grandes empresas, como Natura, Cargill, Nestlé e Bunge apontou que 65,3% deles consideram a gentileza genuína como uma vantagem profissional.

Em outras palavras, saber se colocar no lugar do outro e pensar no âmbito coletivo – e não apenas em seus próprios projetos – pode melhorar sua posição aos olhos do chefe. Mas como fazer isso? É o que você descobre a seguir.

Empatia e gentileza são características valorizadas no mundo corporativo. Foto: iStock, Getty Images

Como se relacionar com as pessoas no ambiente de trabalho

As relações de trabalho podem ser agradáveis e construtivas, mas se tornam um verdadeiro pesadelo quando marcadas por conflitos recorrentes. Para fortalecer os vínculos humanos e melhorar seu desempenho na empresa, vale contar com algumas dicas práticas. Confira, a seguir, quatro delas.

  1. Comunique-se

A comunicação é absolutamente fundamental dentro das empresas. Muitas situações constrangedoras podem ser evitadas e solucionadas a partir de uma conversa franca. Neste contexto, o feedback tem um papel importante: tanto dos colegas de equipe, quanto do próprio chefe. Esteja aberto a críticas e faça também contribuições, mas sempre com clareza e cordialidade.

  1. Demonstre empatia

Apontada como uma das características do sucesso, a empatia nada mais é do que a arte de se colocar no lugar do outro. Trata-se de uma habilidade que precisa ser exercitada e, quando dominada, é uma ótima aliada na resolução de problemas do dia a dia.

Ao tentar se imaginar na posição de outra pessoa no ambiente de trabalho, você expandirá sua capacidade de compreensão das situações, poderá obter uma visão diferente do que está acontecendo, verificar aspectos até então ignorados e, por fim, achar novas soluções. Assim, você julgará menos os erros alheios e contribuirá mais com soluções.

  1. Seja educado

Uma regra básica, mas fundamental. A forma como você trata seus colegas tem impacto na atmosfera de trabalho e, consequentemente, na produtividade do grupo. Lembre-se de que dar bom dia ou abrir a porta para o colega são ações muito simples, mas que fazem toda a diferença.

  1. Ofereça o seu melhor

Para ampliar seu networking e manter boas relações no universo corporativo, tenha em mente sempre duas perguntas: “o que eu sei fazer que posso oferecer para alguém?” e “o que alguém necessita que posso aprender a oferecer?”. Busque as respostas e as transforme em ação, oferecendo sempre o seu melhor.

Você vai se interessar por:

Que tal as dicas sobre como se relacionar com as pessoas no ambiente de trabalho? Vai colocá-las em prática? Depois conte quais foram os resultados nos comentários.

Leave a Response