Saturday, November 28, 2020
Relacionamento

Separação: Veja como agir com maturidade no fim da relação

Separação pode ser ainda mais difícil por causa dos filhos. Foto: iStock, Getty Images
174views

Separação pode ser ainda mais difícil quando o casal tem filhos.

Diante da separação de um casal de famosos, o que muito se espera, além das especulações sobre o motivo do fim do relacionamento, são os tradicionais “barracos”, trocas de farpas e acusações mútuas. É algo praticamente cultural. Mas nem sempre precisa ser assim, e os famosos mesmo podem ser capazes de ensinar como ter maturidade ao final de um casamento ou namoro.

Os filhos e a separação

Um dos casais que deram essa lição foi o jogador de futebol Kaká, e a mulher, Carol Celico. Eles romperam o silêncio e, em comunicado oficial, anunciaram o fim da união de nove anos: “Informamos que, após quase nove anos de casamento e em comum acordo, decidimos nos separar. Da nossa união, temos dois filhos que muito amamos. Em reconhecimento à importância de cada um na vida do outro, o respeito, a gratidão e a admiração seguem recíprocos. Contamos com o carinho e a compreensão de todos para que a privacidade da família, nesse momento de grande mudança, seja preservada”.

Dicas para encarar a separação

Realmente, manter o foco em um final pontuado pela maturidade é complicado, afinal de contas, enfrentar uma separação não é lição encontrada em nenhum guia e não é receita de bolo. Mas, não é impossível. Listamos a seguir, algumas dicas que podem lhe ajudar a não perder o foco ao fim de um relacionamento e lidar com a separação poderá ser menos dolorido.

Separação pode ser ainda mais difícil por causa dos filhos. Foto: iStock, Getty Images

1 – Aceite que acabou

Pode parecer difícil, mas quando você escuta que a relação acabou, parece que o chão vai se abrir e você vai cair em um buraco sem fim. Pode ser que seja mesmo esta sensação. A separação é inevitável. Mas não se desespere: você vai sobreviver. Pode demorar um pouco, mas a ficha cai.

2 – Retome amizades

Os relacionamentos costumam afastar os casais de seus amigos que chegaram antes da relação começar. Não que seja regra, mas acontece. Para ajudar a se recuperar após a separação, uma das melhores coisas que se pode fazer é retomar as amizades e, quem sabe, fazer novas. Tirar o foco do ex-parceiro com programas divertidos entre amigos pode ser um belo começo, e você vai estar agindo com maturidade ao focar em você.

3 – Não precisa enganar a si mesmo

Enfrentar uma separação com maturidade não significa imaginar que não houve sentimento verdadeiro e esquecer. Não. Valorize o que viveu e o que sentiu (ou ainda sente). Você não está proibido de falar do ex-parceiro, de desabafar e conversar sobre a situação. Isso, inclusive, pode fazer bem a você.

4 – Encare como amadurecimento

Chegar ao fim de uma relação, não importa o motivo, pode ser uma ótima oportunidade de amadurecer. Avalie os principais passos, as principais decisões e o que de fato marcou a sua relação. Seja sincero consigo mesmo e também com a outra pessoa ao filtrar tudo o que viveu.

Gosta das nossas dicas de bem-estar e relacionamentos? Então deixe um comentário! E não esqueça de ficar ligado em todas as novidades do Projetos Encontros.

Leave a Response