Saturday, September 25, 2021
Uncategorized

Terapia de casal para relacionamentos em crise

104views
Algumas pessoas apresentam preconceito quanto a eficácia da terapia de casal colocando-a em xeque, por não ter experiência terapêutica o casal pode ser levado a acreditar em comentários que desprestigiam a atuação do psicólogo como, por exemplo, aquela pessoa que diz que o terapeuta vai fazer com que os cônjuges façam uma listagem das qualidades do outro como também que relembrem e argumentem sobre o início do relacionamento, constituindo desta forma reducionista a terapia de casal.

Terapia de casal como é?

Como toda terapia psicológica a de casal também se trata de um processo, em que o psicólogo analisa a dinâmica do casal, como se relacionam, os papéis que cada um desempenha na relação e no contexto social, os conflitos, a sexualidade, a prole se houver, a fidelidade, como também se algum transtorno mental como depressão ou outros está acometendo um ou ambos, situações de luto, a fase atual em que estão vivendo como, por exemplo, o nascimento do primeiro filho como também a saída do lar pelo filho, o desgaste na relação, desencontros e divergências de opiniões, manias, como também momentos delicados de uma possível separação ou a separação de fato. Objetivando principalmente a melhoria da relação e possivelmente o fortalecimento da união (se desejável), a terapia de casal afeta indiretamente a esfera pessoal através do trabalho das angústias e recursos pessoais do cônjuge no relacionamento. Na escolha sobre o terapeuta que realizara a terapia é importante informar que o casal deve buscar a forma de trabalho do psicólogo que seja interessante para o casal, pois cada profissional possui sua linha de abordagem.

Terapia de casal abordagem comportamental

Esta abordagem utilizada pelo psicólogo é de terapia breve, pois seu foco está nos problemas que atualmente estão em evidência, seu principal objetivo é o trabalho da comunicação do casal, considerando as interpretações que cada um tem dos acontecimentos que se associam a relação, ajudando o entendimento e a modificação de emoções e modo de agir.

Terapia de casal abordagem sistêmica

O psicólogo que utiliza a abordagem sistêmica foca-se na constituição da relação, como o casal interage entre si, observando e fazendo o casal observar as mensagens que ambos passam no relacionamento, ajudando na compreensão, busca e descoberta de novos caminhos para melhorar a relação, incitando mudanças e evoluções.

Independente da abordagem que o psicólogo utilizará, a terapia de casal busca auxiliar no encontro do caminho que propiciará a felicidade dos dois. Vale ressaltar que o psicólogo não obtém uma fórmula mágica que resolva os entraves existentes na relação, sua atuação não é aconselhar ou palpitar, mas identificar e intervir ajudando o casal a descobrir novas possibilidades de ação e a consequente resolução de conflitos.

Terapia de casal dicas

Brigas? Discussões? Seu relacionamento está em crise. Algumas dicas sobre como melhorar a relação sem precisar terminá-la.

O relacionamento em si, além de saudável, é muito importante para a vida das pessoas. Porém, o maior problema é saber conviver e compartilhar sua vida com outro de maneira harmoniosa.

A vida a dois, após alguns anos de relacionamentos, filhos, brigas constantes, divergências de opinião, discussões sobre a relação que não levam a nada e desencontros do dia-a-dia, pode se cansar.

Divergências

São os mais diversos fatores que vão se acumulando e fazem com que o casal se distancie. Nesses momentos de crise que o bom e velho diálogo deve prevalecer, porém é algo que acaba se tornando bastante difícil. O indicado é procurar uma terapia de casal, a qual pode ajudá-los a encontrar o caminho que traga a felicidade de volta para o relacionamento do casal.

Porém, o problema que a terapia de casais encontra é que muitos não acreditam que a terapia funciona, mas sim ela realmente traz resultados positivos, entretanto, é preciso saber desde o início que não existe nenhuma fórmula mágica para salvar os relacionamentos.

Terapia

O principal objetivo da terapia para casais é fazer com que os casais parem tudo que estão fazendo por algumas horas e tenham a oportunidade de rever toda a vida juntos e comecem a se dedicar a olhar para si próprios, para as suas histórias de vida, repensar todas as suas atitudes e dificuldades e ter a coragem de enfrentam os seus sentimentos e saber o que realmente sentem um pelo outro.

Nas sessões de terapia para casais, o ambiente é um espaço totalmente apropriado para facilitar o diálogo a dois e tudo isso acontece com a ajuda de um profissional capacitado, o qual escutará os dois lados bem atentamente. A função principal do terapeuta de casal não é dar palpites ou conselhos na vida dos casais, mas sim ajudar o casal a identificar novas possibilidades de ação e também uma possível resolução para os conflitos que estão acontecendo constantemente.

Leave a Response